Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54055
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Processo de diagnóstico precoce da surdez : uma leitura psicanalítica do luto materno e possíveis repercussões na díade mãe ouvinte e bebê surdo
Autor(es): Cristiana Torres Klimsa Sartoreto
primer Tutor: Maria Teresa de Melo Carvalho
Resumen: Dado que a descoberta da surdez de um filho causa sofrimento em pais ouvintes e que o processo de diagnóstico hoje se inicia precocemente, com o recém-nascido ainda na maternidade, este levantamento bibliográfico objetiva entender, do ponto de vista psicanalítico, o luto materno e os possíveis impactos na díade mãe ouvinte e bebê surdo. Quando o Teste da Orelhinha é realizado no bebê e a suspeita de surdez levantada, a mulher puérpera é tomada por um estado ansioso que culmina, com a confirmação do diagnóstico, na vivência do luto pela perda do bebê idealizado - a perda das idealizações gestadas em torno do ideal de filho igualmente ouvinte. O conceito de luto, normal e patológico (melancolia), é aprofundado na teoria freudiana à luz do conceito de narcisismo. O ideal narcísico da mãe é atingido e para entender os componentes maternos, da mãe enlutada, que influenciam a constituição subjetiva da criança será feita uma análise das ideias winnicottianas acerca da função ambiental/materna e da relação especular. O luto vivenciado de forma patológica traz repercussões tanto para o vínculo mãe-bebê quanto para o desempenho de uma função materna suficientemente boa. Desta forma, algumas ações e programas para a saúde auditiva neonatal são pensadas a fim de amparar psicologicamente a mãe, para que ela possa elaborar a notícia, ressignificar a surdez e tomar as devidas decisões quanto aos encaminhamentos destinados ao desenvolvimento dele. Alinhado com o direito linguístico dos surdos, também numa perspectiva de prevenção e promoção de saúde, outra possibilidade é apresentada: a aquisição de uma língua de sinais em tempo hábil como forma de evitar prejuízos futuros e de estabelecer uma língua efetiva na comunicação entre mãe ouvinte e filho surdo.
Asunto: Surdez
Surdez - Diagnóstico
Luto
Mães e filho
Lingua de sinais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54055
Fecha del documento: 16-jun-2017
Aparece en las colecciones:Especialização em Teoria Psicanalítica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia CRISTIANA KLIMSA.pdf582.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.