Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54056
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudos nacionais sobre treinamento para cuidadores de pessoas com autismo: revisão sistemática
Autor(es): Jéssica Pereira Alves
Primeiro Orientador: Rosangela Gomes da Mota de Souza
Primeiro membro da banca : Marina Horta Freire
Segundo membro da banca: Rafael Coelho Magalhães
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por dificuldades persistentes na comunicação, comportamentos e interesses restritos e repetitivos. O Transtorno afeta a dinâmica familiar da pessoa com autismo, uma vez que as dificuldades oriundas do transtorno farão com que a família faça adaptações para oferecer cuidados e atenção necessários a pessoa com autismo. O treinamento de pais é uma intervenção que almeja instruir os cuidadores sobre os comportamentos dos filhos. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura sistemática dos estudos nacionais sobre treinamento de cuidadores de pessoas com autismo, com a intencionalidade de ter uma visão geral de como esse recurso terapêutico está sendo utilizado para beneficiar a vida da pessoa com autismo no Brasil. Foram consultadas duas bases de dados Scielo e Lilacs, usando os descritores autista ou autismo ou autístico ou Síndrome de Kanner ou Transtorno do Espectro do Autismo e treinamento ou orientação ou ensino ou capacitação. Nas bases de dados foram usados os descritores e operadores booleanos (AND e OR) e selecionados 18 artigos, os quais foram lidos integralmente e analisados. Os resultados de todos os 15 trabalhos, os quais testaram diretamente o uso do treinamento de pais para ensinar alguma habilidade para as pessoas com autismo, foram ganhos e melhora no desenvolvimento dos participantes. Os outros 03 trabalhos eram descritivos do processo de treinamento parental. A conclusão, a partir da análise dos dados, foi de ganhos no desenvolvimento das pessoas com autismo que participaram dos estudos que utilizaram o treinamento de pais como uma forma de intervenção. Isso sugere que o treinamento de pais é um método que mostra possibilidade de gerar benefícios para o paciente e que pode ajudar no aumento da qualidade de vida não só da pessoa com autismo, mas também dos familiares.
Abstract: Autism Spectrum Disorder is characterized by persistent difficulties in communication, restricted and repetitive behaviors and interests. The Disorder affects the family dynamics of the person with autism, since the difficulties arising from the disorder will make the family make adaptations to offer the necessary care and attention to the person with autism. Parent training is an intervention that aims to educate caregivers about their children's behaviors. The objective of the present work was to carry out a systematic literature review of national studies on training caregivers of people with autism, with the intention of having an overview of how this therapeutic resource is being used to benefit the life of people with autism in Brazil. Two Scielo and Lilacs databases were consulted, using the descriptors autistic or autism or autistic or Kanner Syndrome or Autism Spectrum Disorder and training or guidance or teaching or training. In the databases, the descriptors and Boolean operators (AND and OR) were used and 18 articles were selected, which were read in full and analyzed. The results of all 15 studies, which directly tested the use of parent training to teach a skill to people with autism, were gained and improved in the development of the participants. The other 03 works were descriptive of the parental training process. The conclusion, from the data analysis, was gains in the development of people with autism who participated in studies that used parent training as a form of intervention. This suggests that parent training is a method that shows the possibility of generating benefits for the patient and that it can help to increase the quality of life not only of the person with autism, but also of the family members.
Assunto: Transtornos do espectro autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54056
Data do documento: 3-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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