Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5069959614413202pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cesar Geraldo Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee1Sylvia Beatriz Bezerra Furtadopt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Antônio de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee3Inês Assunção de Castro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee4Maria Beatriz Coluccipt_BR
dc.creatorJúlio Vitorino Figueroapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6547543315147605pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T16:56:08Z-
dc.date.available2023-05-29T16:56:08Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54097-
dc.description.abstractThis study aims to comprehend how the wisdom of adolescents in the state’s juvenile correction services can contribute to academic thought on cinema and on image-based pedagogical work. To that end, it set out to verify the capacity of films to evoke co-creations of wisdom, to determine whether a given set of pictures is a sensitive generator. The study relies on the construction of wisdom of experience as a concept, a piece of wisdom impressed into the body of each youngster, whose elaborations are a result of the singularity of their journeys, of their relationships with a territory and in the intertwining of the languages of racism and crime. It initially summons contributions from the philosophy of difference and decolonial thought, as well as contributions from studies developed in the interfaces cinema-education and education-cinema, in an endeavor to ally the investigation to a decentralizing, progressive, anti-colonial and induction-based attitude. There is also an effort to reflect on the modeling and remodeling of the film corpus, as well as on the expectations placed on films and on adolescents even before they meet, a thought that aimed at interfiling ideas of adolescents in juvenile correction services with thoughts of the researcher starting from a descriptive and imaginative key not previously established. Inspired by an ethnographic and dialogic gesture, I accomplished the first stage of the field work in a Cultural Center of Belo Horizonte with adolescents in community service and on probation. In the second stage of the field work, I met with adolescents in juvenile correction services: the production of four meetings resulted more in a gathering of the contributions and in an instructive action than in co-creation itself. As a finalization. I devised a reconstruction of the filmic offer, conceived based on the journey thus far, so that a latent product was proposed, to be put into practice by interested parties.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca compreender como os saberes de adolescentes que caíram no sistema socioeducativo podem colaborar para o pensamento acadêmico sobre cinema e o trabalho pedagógico com as imagens. Para isso, busca verificar a capacidade de filmes para suscitarem cocriações de saber, se um conjunto determinado de filmes é gerador sensível. Nesse sentido, conta com a construção do conceito de saber da experiência, saber calcado no corpo de cada jovem, cujas elaborações são fruto da singularidade de suas trajetórias, das relações com um território e no entrecruzamento das linguagens do racismo e do crime. Convoca inicialmente colaborações da filosofia da diferença e do pensamento decolonial, bem como colaborações de estudos desenvolvidos nas interfaces cinema-educação e educação-cinema em um esforço de aliar a investigação a uma atitude descentralizadora, progressista, anti-colonial e de bases indutivas. Há também um esforço em refletir sobre a modelagem e remodelagem do corpus fílmico, assim como sobre as expectativas lançadas aos filmes e aos adolescentes antes mesmo que um e outro se encontrassem, pensar que buscou intercalar ideias dos socioeducandos com pensamentos do pesquisador a partir de uma chave descritiva e imaginativa que não estava previamente estabelecida. Inspirado por um gesto etnográfico e dialógico, realizei a primeira etapa do trabalho de campo em um Centro Cultural de Belo Horizonte com adolescentes cumprindo medida de prestação de serviço à comunidade (PSC) e de liberdade assistida (LA). Na segunda etapa do trabalho de campo, estive com adolescentes cumprindo medida de privação de liberdade: a produção de quatro encontros resultou mais em um recolher das colaborações e em ação instrutiva do que propriamente em cocriação. Como finalização, elaborei um retecer da oferta fílmica, pensada a partir da caminhada até então, de modo que foi proposto um produto latente, a ser colocado em prática por pessoas interessadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectSocioeducativopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherCinema - Tesespt_BR
dc.subject.otherEducação - Tesespt_BR
dc.titleIncitando o cinema que incita : o filme como gerador sensível de encontros de saberes com adolescentes sob medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Júlio - versão final PDFA.pdfTese_Julio_V_Figueroa12.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons