Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Áurea Regina Guimarães Thomazi | pt_BR |
dc.creator | Raquel Garcia Gonçalves | pt_BR |
dc.creator | Gilmara Cássia Machado | pt_BR |
dc.creator | Gleice Matias Bacelar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T20:24:53Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T20:24:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-21 | - |
dc.citation.volume | 19 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1066 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1088 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5466 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-7771 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54127 | - |
dc.description.abstract | This paper is part of a study on community libraries which aim to provide reading access. It aims to understand the main internal and external obstacles experienced in these libraries for its maintenance and continuity, as well as its possibilities and perspectives. Leaned on theoretical background, mainly from sociology of reading and science information background, within a qualitative field research in six community libraries. The analysis indicates that despite the obstacles, especially financial, these libraries have become a form of alternative management on the shortcomings of reading public policies | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo relata parte de uma pesquisa sobre bibliotecas comunitárias que visam propiciar o acesso à leitura. Buscou-se conhecer os principais obstáculos internos e externos vivenciados nessas bibliotecas, para sua manutenção e continuidade, assim como suas possibilidades e perspectivas. Apoiou-se no referencial teórico, principalmente da sociologia da leitura e da ciência da informação, ao lado de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, em seis bibliotecas comunitárias. Os dados dessa análise indicam que, apesar dos obstáculos, principalmente de ordem financeira, essas bibliotecas têm se tornado uma forma de gestão alternativa diante das lacunas de uma política pública de leitura | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Comunitária | pt_BR |
dc.subject | Ação coletiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteca e sociedade | pt_BR |
dc.subject.other | Ação coletiva | pt_BR |
dc.subject.other | Política Pública | pt_BR |
dc.title | Biblioteca comunitária: ação alternativa em face da política pública de leitura | pt_BR |
dc.title.alternative | Community library: alternative action towards reading public policy | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5466 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0166-811X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4793-7530 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Biblioteca comunitária_ ação alternativa em face da política pública de leitura.pdf | 172.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.