Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucio Roberto Marzagãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.creatorCarmen Bitarães Coutinho Alvespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T00:30:10Z-
dc.date.available2023-05-30T00:30:10Z-
dc.date.issued2012-05-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54148-
dc.description.resumoA elaboração desta monografia teve como objetivo discutir em que consiste a formação do psicanalista, onde e como pode ser apreendida, quais os requisitos mínimos necessários e suficientes para um psicanalista iniciante tornar-se apto. A importância da “transferência” aflorou neste processo e, para entendê-la, efetuamos uma pesquisa bibliográfica, buscando conhecer melhor este fenômeno, seu significado, sua origem e tipos. Os diversos textos pesquisados nos levaram a refletir sobre o que é a própria Psicanálise e conhecer sua delimitação; levaram-nos a compreender tanto a análise de um paciente com seu analista, quanto à análise do próprio analista cuja importância é insubstituível no seu processo de formação. Tivemos também que nos deter diante das universidades e instituições psicanalíticas, verificar o seu funcionamento, pontos fortes e fracos e diferenças entre as duas entidades, bem como papel que elas desempenham na transmissão do conhecimento da Psicanálise.Após atravessar por paradoxos, como por exemplo, do paciente que procura tratamento e ao mesmo tempo resiste a ele, e por conceitos, como a interpretação e a repetição, recordamos as orientações de Freud quanto à técnica e ao método psicanalítico. Chegamos finalmente às conclusões que a transferência exerce um papel primordial na relação analítica podendo tanto auxiliar como comprometê-la; que a formação psicanalítica tem um início e um meio, mas não um fim e é sustentada pelo tripé conhecimento teórico, análise pessoal e supervisão; que a formação psicanalítica deve ser adquirida de diferentes referências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Teoria Psicanalíticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInstituições psicanalíticaspt_BR
dc.subjectFormação psicanalíticapt_BR
dc.subjectÉtica psicanalíticapt_BR
dc.subjectTransferênciapt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherÉticapt_BR
dc.subject.otherTransferência (Psicologia)pt_BR
dc.titleAnálise pessoal, formação teórica e transmissão : uma reflexão sobre a dialética do processo psicanalíticopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Teoria Psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA CARMEN BITARÃES COUTINHO ALVES ESPECIALIZ TEORI…_rotated.pdf144.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.