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http://hdl.handle.net/1843/54148
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lucio Roberto Marzagão | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.creator | Carmen Bitarães Coutinho Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T00:30:10Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T00:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54148 | - |
dc.description.resumo | A elaboração desta monografia teve como objetivo discutir em que consiste a formação do psicanalista, onde e como pode ser apreendida, quais os requisitos mínimos necessários e suficientes para um psicanalista iniciante tornar-se apto. A importância da “transferência” aflorou neste processo e, para entendê-la, efetuamos uma pesquisa bibliográfica, buscando conhecer melhor este fenômeno, seu significado, sua origem e tipos. Os diversos textos pesquisados nos levaram a refletir sobre o que é a própria Psicanálise e conhecer sua delimitação; levaram-nos a compreender tanto a análise de um paciente com seu analista, quanto à análise do próprio analista cuja importância é insubstituível no seu processo de formação. Tivemos também que nos deter diante das universidades e instituições psicanalíticas, verificar o seu funcionamento, pontos fortes e fracos e diferenças entre as duas entidades, bem como papel que elas desempenham na transmissão do conhecimento da Psicanálise.Após atravessar por paradoxos, como por exemplo, do paciente que procura tratamento e ao mesmo tempo resiste a ele, e por conceitos, como a interpretação e a repetição, recordamos as orientações de Freud quanto à técnica e ao método psicanalítico. Chegamos finalmente às conclusões que a transferência exerce um papel primordial na relação analítica podendo tanto auxiliar como comprometê-la; que a formação psicanalítica tem um início e um meio, mas não um fim e é sustentada pelo tripé conhecimento teórico, análise pessoal e supervisão; que a formação psicanalítica deve ser adquirida de diferentes referências. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Instituições psicanalíticas | pt_BR |
dc.subject | Formação psicanalítica | pt_BR |
dc.subject | Ética psicanalítica | pt_BR |
dc.subject | Transferência | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Ética | pt_BR |
dc.subject.other | Transferência (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Análise pessoal, formação teórica e transmissão : uma reflexão sobre a dialética do processo psicanalítico | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
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MONOGRAFIA CARMEN BITARÃES COUTINHO ALVES ESPECIALIZ TEORI…_rotated.pdf | 144.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
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