Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54156
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação e discurso no Eutidemo de Platão
Autor(es): Brener Alexandre Gonçalves
Primeiro Orientador: Marcelo Pimenta Marques
Resumo: O trabalho apresentado começou a ser gestado no final do primeiro semestre de 2012, durante a disciplina “Questões de ética antiga” curso ministrado pelo professorMarcelo Marques que durante boa parte do curso nos apresentou a história do conceito areté. Este trabalho de pesquisa surgiu a partir da análise do discurso protréptico feito por Sócrates no diálogo Eutidemo, no qual ocorre uma inflexão técnica da ética e uma transposição correlata das questões da tékhne para o vocabulário ético. É nesse contexto que o personagem Sócrates articula, através da tékhne. as relações entre saber e agir e entre fazer bem feito e felicidade.
Assunto: Filosofia antiga
Platão
Platão. Eutidemo
Virtude
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Curso de Especialização em Temas Filosóficos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54156
Data do documento: 5-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Temas Filosóficos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENER ALEXANDRE GONÇALVES - Educação e discurso no Eutidemo de Platão.pdf86.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons