Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54156
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Educação e discurso no Eutidemo de Platão |
Autor(es): | Brener Alexandre Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Marcelo Pimenta Marques |
Resumo: | O trabalho apresentado começou a ser gestado no final do primeiro semestre de 2012, durante a disciplina “Questões de ética antiga” curso ministrado pelo professorMarcelo Marques que durante boa parte do curso nos apresentou a história do conceito areté. Este trabalho de pesquisa surgiu a partir da análise do discurso protréptico feito por Sócrates no diálogo Eutidemo, no qual ocorre uma inflexão técnica da ética e uma transposição correlata das questões da tékhne para o vocabulário ético. É nesse contexto que o personagem Sócrates articula, através da tékhne. as relações entre saber e agir e entre fazer bem feito e felicidade. |
Assunto: | Filosofia antiga Platão Platão. Eutidemo Virtude |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
Curso: | Curso de Especialização em Temas Filosóficos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54156 |
Data do documento: | 5-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Temas Filosóficos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRENER ALEXANDRE GONÇALVES - Educação e discurso no Eutidemo de Platão.pdf | 86.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons