Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54184
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atenção farmacêutica: nem só de medicamento vive uma farmácia
Título(s) alternativo(s): Pharmaceutical care: pharmacies cannot live on medication
Autor(es): Stela Cristina Hott Corrêa
Alcielis de Paula Neto
Marlusa de Sevilha Gosling
Resumen: Este caso descreve a trajetória percorrida por uma equipe de professores para implantar uma farmácia uni- versitária. Muitos desafios foram superados nessa empreitada até que, para avançar na abertura do serviço, a equipe teve de conhecer as atitudes, motivações e expectativas de seu público-alvo. Neste sentido, foram organizados cinco grupos focais. Diante dos resultados da pesquisa, o discente é convidado a tomar o lugar da principal tomadora de decisão para estabelecer o posicionamento da oferta da farmácia e as ações de marketing de serviço necessárias ao seu lançamento. Desse ponto de vista, o caso propõe uma tomada de decisão explícita. No entanto, oferece oportunidade do discente analisar as condições de uso dos grupos fo- cais, sugerindo soluções alternativas para os seus pontos passíveis de crítica, e interpretar o empreendimento de acordo com a lógica serviço-dominante. Este é um caso real e seu debate objetiva aproximar o aluno das reflexões práticas acerca de posicionamento, marketing de serviço, grupos focais e lógica serviço-dominante.
Abstract: This case describes the journey taken by a team of teachers to establish a university pharmacy. In order to advance to the opening of the service, the team had to know the attitudes, motivations and expectations of its target audience. Thus, five focus groups were organized. Given the results of the research, students are invited to take the place of the main decision-maker and establish the positioning of the pharmacy’s offerings and the service marketing actions required to launch it. From this point of view, the case proposes an explicit taking of decisions; however, it also allows students to analyze the focus groups’ conditions of use by proposing alternative solutions to their critical issues and interpret the undertaking according to Service- dominant Logic. This is a real case and its discussion aims to bring students closer to practical thinking about Positioning, Service Marketing, Focus Groups and Service-dominant Logic.
Asunto: Marketing de serviços
Farmácia
Administração de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.13058/raep.2018.v19n3.1043
URI: http://hdl.handle.net/1843/54184
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: doi:10.13058/raep.2018.v19n3.1043
metadata.dc.relation.ispartof: Administração: Ensino e Pesquisa
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ATENÇÃO FARMACÊUTICA.pdf4.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.