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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gênero e o ambiente acadêmico contábil: percepções de docentes e de discentes sobre a trajetória das mulheres
Título(s) alternativo(s): Gender and the academic accounting environment: perceptions of professors and students about a women's trajectory
Autor(es): Isis Tamara Alves da Silva
Bruna Camargos Avelino
Eduardo Mendes Nascimento
Resumen: Este estudo teve como objetivo comparar as percepções de discentes e de docentes sobre a discriminação de gênero no ambiente acadêmico contábil. A amostra analisada foi composta por 314 respondentes que preencheram um questionário eletrônico, entre estudantes e docentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade de Instituições de Ensino públicas do Brasil. Recepcionou-se, ainda, 206 respostas para um campo aberto do questionário, em que cerca de 70% das(os) respondentes apontaram que não presenciaram casos de discriminação de gênero durante a trajetória acadêmica. Alguns relatos, no entanto, retomaram aspectos como: ausência de mulheres em cargos de gestão dentro das universidades; agressividade no trato voltado às mulheres acadêmicas; comentários sexistas como “brincadeiras” e discriminação quanto à orientação sexual. Foi possível perceber a naturalização da desigualdade de gênero e o modo como isto afeta as mulheres e os homens que se fazem alheios ao problema, pois muitos discursos notadamente demonstraram a naturalização destas desigualdades e de seus efeitos danosos. Espera-se, com este estudo, contribuir com a área ao fornecer material para se pensar em políticas dentro das universidades, estimular diálogos sobre a temática, que ainda é pouco tratada na literatura contábil, além de estimular novas pesquisas para que seus achados atuem como ferramentas de mudança social.
Abstract: This study aimed to compare the perceptions of students and professorsabout gender discrimination in the academic accounting environment. An analysis sample consisted of 314 respondents who completed an electronic questionnaire, among students and professors of postgraduate programs in the Accounting in Brazil. 206 responses were also received for an open field of the questionnaire, in which about 70% of the respondents pointed out that they did not present cases of gender discrimination during an academic trajectory. Some relationships, however, return to aspects such as: the absence of women in management positions within universities; aggressiveness in dealing with academic women; sexist comments as “jokes” and discrimination regarding sexual orientation. It was possible to perceive the naturalization of gender inequality and the way it affects women and men who cause problems in the problem, as many speeches have demonstrated the naturalization of these inequalities and their effects. We hope to contribute to the area by providing material for thinking about policies within universities, stimulating dialogues on the subject, which is still poorly addressed in accounting literature, in addition to stimulating new research so that its findings act as tools for social change.
Asunto: Relações de gênero
Discriminação de sexo contra as mulheres
Mulheres nas profissões
Contabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.8992
URI: http://hdl.handle.net/1843/54196
Fecha del documento: 16-nov-2021
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/8992
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
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