Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54196
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dc.creatorIsis Tamara Alves da Silvapt_BR
dc.creatorBruna Camargos Avelinopt_BR
dc.creatorEduardo Mendes Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T20:24:18Z-
dc.date.available2023-05-30T20:24:18Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage73pt_BR
dc.citation.epage93pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.8992pt_BR
dc.identifier.issn2238-5320pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54196-
dc.description.abstractThis study aimed to compare the perceptions of students and professorsabout gender discrimination in the academic accounting environment. An analysis sample consisted of 314 respondents who completed an electronic questionnaire, among students and professors of postgraduate programs in the Accounting in Brazil. 206 responses were also received for an open field of the questionnaire, in which about 70% of the respondents pointed out that they did not present cases of gender discrimination during an academic trajectory. Some relationships, however, return to aspects such as: the absence of women in management positions within universities; aggressiveness in dealing with academic women; sexist comments as “jokes” and discrimination regarding sexual orientation. It was possible to perceive the naturalization of gender inequality and the way it affects women and men who cause problems in the problem, as many speeches have demonstrated the naturalization of these inequalities and their effects. We hope to contribute to the area by providing material for thinking about policies within universities, stimulating dialogues on the subject, which is still poorly addressed in accounting literature, in addition to stimulating new research so that its findings act as tools for social change.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo comparar as percepções de discentes e de docentes sobre a discriminação de gênero no ambiente acadêmico contábil. A amostra analisada foi composta por 314 respondentes que preencheram um questionário eletrônico, entre estudantes e docentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade de Instituições de Ensino públicas do Brasil. Recepcionou-se, ainda, 206 respostas para um campo aberto do questionário, em que cerca de 70% das(os) respondentes apontaram que não presenciaram casos de discriminação de gênero durante a trajetória acadêmica. Alguns relatos, no entanto, retomaram aspectos como: ausência de mulheres em cargos de gestão dentro das universidades; agressividade no trato voltado às mulheres acadêmicas; comentários sexistas como “brincadeiras” e discriminação quanto à orientação sexual. Foi possível perceber a naturalização da desigualdade de gênero e o modo como isto afeta as mulheres e os homens que se fazem alheios ao problema, pois muitos discursos notadamente demonstraram a naturalização destas desigualdades e de seus efeitos danosos. Espera-se, com este estudo, contribuir com a área ao fornecer material para se pensar em políticas dentro das universidades, estimular diálogos sobre a temática, que ainda é pouco tratada na literatura contábil, além de estimular novas pesquisas para que seus achados atuem como ferramentas de mudança social.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Gestão, Finanças e Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.subject.otherDiscriminação de sexo contra as mulherespt_BR
dc.subject.otherMulheres nas profissõespt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleGênero e o ambiente acadêmico contábil: percepções de docentes e de discentes sobre a trajetória das mulherespt_BR
dc.title.alternativeGender and the academic accounting environment: perceptions of professors and students about a women's trajectorypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/8992pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1002-0788pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8958-8725pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2188-9748pt_BR
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