Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54221
Type: Artigo de Evento
Title: Ensino de RDA: relato de experiência a partir do manual “The RDA workbook” de Margaret Mering
Other Titles: RDA teaching: experience report from Margaret Mering's “The RDA workbook”
Authors: Cíntia de Azevedo Lourenço
Célia da Consolação Dias
Abstract: A adoção da norma RDA pelas bibliotecas brasileiras é uma realidade que demanda por reflexões e por compartilhamento das experiências. Nesse sentido o ensino da RDA nos cursos de biblioteconomia é uma prioridade para preparar os futuros profissionais para essa transição e para a sua implementação, mas também se apresenta como um desafio. Neste trabalho, será relatada a experiência do curso de biblioteconomia de uma universidade brasileira da oferta de uma disciplina de introdução à RDA, planejada e implementada a partir das propostas presentes no manual para ensino de RDA de Margaret Mering, publicado em língua inglesa. O objetivo é compartilhar a experiência docente, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas. Os pontos positivos do manual, as dificuldades de adequação da tradução, as atividades mais interessantes e desafiadoras e a metodologia serão destacadas. As considerações finais destacam as limitações identificadas neste estudo e faz a proposta de reflexões acerca da implementação da RDA. Além disso, será demonstrado também que para o ensino a assinatura não será uma obrigatoriedade, o que desonera os cursos de biblioteconomia desse investimento
Abstract: The adoption of the RDA standard by Brazilian libraries is a reality that demands reflection and sharing of experiences. In this sense, the teaching of the RDA in librarianship courses is a priority to prepare future professionals for this transition and its implementation, but it also presents itself as a challenge. In this work, the experience of the librarianship course of a Brazilian university will be reported on the offer of a course to be introduced to the RDA, planned and implemented from the proposals presented in Margareth Mering's RDA teaching manual, published in English. The objective is to share the teaching experience, the results obtained and the difficulties encountered. The positive points of the manual, the difficulties of adapting the translation, the most interesting and challenging activities and the methodology will be highlighted. The final considerations highlight the limitations identified in this study and propose reflections on the implementation of the RDA. In addition, it will also be demonstrated that for teaching the signature will not be an necessity, which discourages the librarianship courses of this investment.
Subject: Ciência da informação
Catalogação
Recursos: Descrição e Acesso 
Código de catalogação anglo-americano
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54221
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://rdanobrasil.org/wp-content/uploads/2019/12/2019-ensino-de-rda-manual-rda-workbook-margaret-mering-texto.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro de RDA no Brasil
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.