Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54233
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Gestão escolar: conselho escolar e gestão democrática nas escolas públicas |
Autor(es): | Rosemary Aparecida Perugini Torres |
Primeiro Orientador: | Regina A. Barros Souza |
Resumo: | O presente trabalho apresenta análise da gestão escolar na escola municipal Alvino Hosken de Oliveira, no município de Poços de Caldas, com ênfase na atuação do conselho de escola e as possibilidades de vivência participativa no espaço escolar. O conselho de escola constitui principal iniciativa de garantir aquilo que os dispositivos legais orientam a respeito da gestão democrática nas escolas públicas. Apesar das diretrizes legais apontarem para a existência do referido órgão nas instituições públicas, percebe-se a necessidade do seu fortalecimento para que haja participação nos processos decisórios. A escola municipal Alvino Hosken de Oliveira enfrenta o desafio de fortalecer e colocar o seu conselho de escola na condição de órgão atuante que se articula com os seus segmentos e que participe da busca de soluções para os desafios enfrentados pela escola. Aponta a figura do gestor escolar como principal articulador deste processo de construção democrática e o fortalecimento da escola pública com qualidade para todos. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54233 |
Data do documento: | 18-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSEMARY APARECIDA PERUGINI-E.pdf | 190.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons