Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54254
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Situação e satisfação profissional na percepção de egressos de fonoaudiologia
Título(s) alternativo(s): Speech therapy graduates perception of situation and professional satisfaction
Autor(es): Caroline Azevedomaciel
Andrezza Gonzalez Escarce
Andréa Rodrigues Motta
Leticia Caldas Teixeira
Resumo: Objetivo:Analisar a associação entre egressos de Fonoaudiologia inseridos no mercado de trabalho com as variáveis sociodemográficas, aspectos da situação e da satisfação profissional. Métodos: Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística de 196 egressos de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira, que trabalhavam como fonoaudiólogos. O instrumento utilizado foi um questionário distribuído de forma online e física e, neste estudo, os eixos de investigação foram compostos por questões sociodemográficas, aspectos de situação e de satisfação profissional. Para as análises de associação foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson, sendo considerado significante o valor de p≤0,05. Resultados: Houve associação entre quem trabalha exclusivamente como fonoaudiólogo com as variáveis faixa salarial (p=0,003), carga horária de trabalho (p=0,001), situação econômica após conclusão do curso (p=0,004), continuidade dos estudos (p≤0,001), percepção de realização profissional (p=0,008) e financeira (p=0,012). Conclusão: A percepção dos egressos de Fonoaudiologia inseridos no mercado de trabalho revela uma avaliação positiva da profissão. Trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo tem relação com a faixa salarial, carga horária de trabalho, percepção de realização profissional e melhora da situação econômica, após conclusão do curso. Embora a maioria dos egressos não esteja realizada financeiramente, eles avançam na continuidade dos estudos
Abstract: Purpose: To analyze the association between Speech Therapy graduates inserted in the labor market with sociodemographic variables, aspects of situation and professional satisfaction. Methods: An observational cross–sectional study, with a non-probabilistic sample of 196 Speech Therapy graduates from a Brazilian public university working as speech therapists. The instrument used was a questionnaire distributed both online and physical. In the present study the sociodemographic issues, aspects of situation and professional satisfaction, composed the research axes. Pearson’s chi-square test was used for the association analysis, being considered significant p≤0.05. Results: There was an association between those who work exclusively as a speech therapists with the variables salary range (p=0.003), working hours (p=0.001), economic situation after graduation (p=0.004), continuity of the studies (p=0.001), perception of professional (p=0.008) and financial achievement (p=0.012). Conclusion: The perceptions of Speech Therapy graduates inserted in the labor market reveal a positive evaluation of the profession. Working exclusively as a speech therapist is related to the salary range, working hours, perception of professional achievement and improvement of the economic situation after graduation. Although most of the graduates are not financially fulfilled, they advance in the continuity of the studies.
Assunto: Fonoaudiologia
Estudantes
Mercado de trabalho
Prática Profissional
Satisfação no Emprego
Educação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/2317-6431-2018-2094
URI: http://hdl.handle.net/1843/54254
Data do documento: 24-Jun-2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/acr/a/8xhwtPW7bFRLpyQSHmfbRQc/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Audiology - Communication Research
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