Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54261
Type: Artigo de Periódico
Title: A efetividade de ações educativas na redução de inconformidades geradas pelo sistema DRG-Brasil em 10 hospitais públicos de Minas Gerais
Other Titles: The effectiveness of educational actions in reducing nonconformities generated by the DRG-Brasil system in 10 public hospitals in Minas Gerais
Authors: Priscilla Rodrigues Fernandes de Oliveira
Cynthia Carolina Duarte Andrade
Victor Rodolfo Caldeira de Jesus
Alisson Rubson Alves
Abstract: Objetivo: Descrever o impacto de ações educativas na redução de inconformidades apontadas pelo sistema Diagnosis Related Groups Brasil em 10 hospitais da Fhemig no período de janeiro a julho 2021. Referencial: O DRG-Brasil mensura e categoriza a complexidade e a gravidade clínica de pacientes e possibilita o levantamento de estratégias para melhor a assitência e alocação de recursos. Método: Estudo de caso sobre a efetividade de ações educativas na melhoria da qualidade da codificação realizada em 10 hospitais da Fhemig através do software DRGBrasil. Foram realizadas reuniões mensais e treinamento com os analistas dos hospitais. A efetividade foi mensurada a partir da comparação do número de inconformidades geradas antes e após as ações educativas. Resultados: Das 23.326 altas codificadas no período da análise, foram geradas 1.122 inconformidades que após a ação educativa e reuniões realizadas reduziram em 64,4%. Dentre os tipos de inconformidades, “CID com especialização não utilizada” foi a que apresentou maior ocorrência (44,6%) e também maior redução (69,0%). Conclusão: As ações educativas realizadas foram efetivas para melhoria da qualidade do processo de codificação.
Abstract: Objective: To describe the impact of educational actions on the reduction of non-conformities pointed out by the Diagnosis Related Groups Brazil system in 10 Fhemig hospitals from January to July 2021. Reference: DRG-Brasil measures and categorizes the complexity and clinical severity of patients and enables the survey of strategies to improve assistance and resource allocation. Method: Case study on the effectiveness of educational actions in improving the quality of coding carried out in 10 hospitals of Fhemig through the DRG-Brasil software. Monthly meetings and training were held with hospital analysts. Effectiveness was measured by comparing the number of nonconformities generated before and after the educational actions. Results: Of the 23,326 discharges coded during the period of analysis, 1,122 nonconformities were generated, which after the educational action and meetings held, reduced by 64.4%. Among the types of nonconformities, “ICD with unused specialization” was the one with the highest occurrence (44.6%) and also the greatest reduction (69.0%). Conclusion: The educational actions carried out were effective in improving the quality of the coding process.
Subject: Grupos diagnósticos relacionados
Codificação clínica
Sistema Único de Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: HCL - HOSPITAL DAS CLINICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21450/rahis.v18i4.7301
URI: http://hdl.handle.net/1843/54261
Issue Date: 1-Dec-2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/7301
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.