Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54288
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Camadas de ensinamento na poesia didática romana: “matéria ostensiva” e “tema real” em Geórgicas e Cinegéticos
Título(s) alternativo(s): Layers of Lessons in Roman Didactic Poetry: “Obvious Matter” and “Real Themes” in the Georgics and Cynegetics
Autor(es): Matheus Trevizam
Resumo: Neste artigo, desejamos focalizar o modo de dois poemas didáticos da literatura latina, as Geórgicas de Virgílio (séc. I a.C.) e os Cynegetica de Nemesiano (séc. III d.C.), terem organizado as camadas de ensinamento incorporadas a seus versos. A partir das ideias de Bernd Effe (1977), o qual postulara que poemas didáticos de tipo “transparente” incorporam “matéria ostensiva” e “tema” (não ostensivo) distintamente, intentaremos demonstrar que as respectivas matérias de Geórgicas e Cynegetica (agronomia e caça) convivem nesses textos com temas diferentes, esses de fato situados mais no centro das preocupações pedagógicas de seus autores
Abstract: In this article we intend to focus on the way two didactic poems in Latin literature organized the layers of lessons incorporated into their verses. These poems are Virgil’s Georgics (1st century B.C.E.) and Nemesian’s Cynegetics (3rd century C.E.). Based on the ideas of Bernd Effe (1977), who postulated that “transparent” didactic poems incorporate their “obvious matter” and “non-obvious themes” keeping them separated, we will try to show that these matters coexist inside both the texts of the Georgics and the Cynegetics (agronomy and hunting) with different themes, which are, in fact, placed more at the core of their authors’ pedagogical concerns.
Assunto: Virgílio, 70 A.C.-19 A.C. - Geórgicas - Crítica e interpretação
Nemesianus, Marcus Aurelius Olympius- Cinegéticos - Crítica e interpretação
Poesia latina - História e crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.307-324
URI: http://hdl.handle.net/1843/54288
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18868
metadata.dc.relation.ispartof: Aletria: Revista de Estudos de Literatura
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.