Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54306
Tipo: Dissertação
Título: Identificação do cronotipo e sua interferência no desempenho cognitivo de adolescentes: sequência didática em cronobiologia
Título(s) alternativo(s): Chronotype identification and its interference in the cognitive performance of adolescents: didactic sequence in chronobiology
Autor(es): Thiago Moreira Batista
primer Tutor: Cândido Celso Coimbra
primer Co-tutor: Maristela de Oliveira Poletini
primer miembro del tribunal : Frederico Sander Mansur Machado
Segundo miembro del tribunal: Ione Maria de Matos
Resumen: O trabalho busca descrever uma sequência didática para a inserção do conteúdo de cronobiologia no ensino médio. Para isso utilizamos de metodologias investigativas que motivam o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento. Os estudantes deverão ser capazes de criar hipóteses e resolver situações problemas. A cronobiologia é um campo da ciência recente que estuda os ritmos biológicos. A maioria dos seres vivos apresentam ritmos diários, denominados ciclos circadianos, que causam efeitos específicos em suas vidas. Todos esses ciclos e ritmos determinam a nossa forma de viver, assim como os horários que acordamos e dormimos, que realizamos nossas refeições diárias dentre outras atividades cotidianas. Desta forma serão abordados os principais conceitos da cronobiologia permitindo aos estudantes reconhecer o seu cronotipo (matutino, intermediário ou vespertino), considerado como um perfil pessoal e utilizado na organização dos processos de regulação do seu organismo. A classificação dos grupos de cronotipos será realizada por meio de questionários específicos como o “Diário do Sono”, o “Questionário de Cronotipo de Munique” e o “Questionário de Matutinidade-Vespertinidade”, e que posteriormente foram associados ao desempenho escolar, avaliando o seu ritmo circadiano. A aplicação dos conhecimentos relacionados a cronobiologia contribui na formação e tomadas de decisões importantes para os indivíduos, privilegiando seus horários de trabalho ou estudo garantindo melhor desempenho. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou uma aprendizagem significativa, desenvolvendo a capacidade argumentativa dos discentes por meio da coleta, análise de dados e gráficos populacionais como também na produção de materiais didáticos para serem apresentados a toda a comunidade escolar.
Abstract: This paper describes an instructional sequence for presenting chronobiology to high school students. In order to achieve the purpose of the sequence, investigative methodologies were used to motivate the students to be protagonists of constructing their own knowledge, at the same time that they were encouraged to build hypothesis and solve problem situations. Chronobiology is a field in Science that studies biological rhythms. Most of living creatures present daily cycles and rhythms which are called circadian rhythms and cause specific effects in their lives. All these cycles and rhythms determine our way of living, the hours we wake up, eat, go to bed, among other daily activities. The main concepts of chronobiology were presented and discussed, allowing the students to recognize their chronotypes (morningness, intermediate-type or eveningness), seeing the chronotypes as a personal profile used by biological regulation processes. The chronotype groups were established based on specific questionnaires like “Sleep Journal”, the “The Munich Chronotype Questionnaire” and the “Morningness-Eveningness Questionnaire”. Later on, those results were associated with academic performance, evaluating their circadian rhythms. Applying the knowledge of chronobiology to people’s lives contributes to their growth and important decision-making processes, since it gives them the chance to organize their work/study schedule in a way to guarantee a better performance. Carrying out this research made it possible to promote situated learning, which developed the students’ argumentative skills through data collection and analysis, as well as through analysis of demographic charts. Another outcome of this experience was the production of teaching material to be presented to the school community.
Asunto: Ensino - Biologia
Disciplina de cronobiologia
Ritmo circadiano
Pesquisa científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54306
Fecha del documento: 23-sep-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese final Thiago Moreira Batista - Final.docx.pdf3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.