Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/54314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Daniela Martins Buccini Pena | pt_BR |
dc.creator | Ana Luiza de Quadros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T18:10:51Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T18:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54314 | - |
dc.description.resumo | Inovar no ensino, superando o modelo tradicional de transmissão e recepção de informações, tem sido o desafio de professores em geral e foco de interesse de pesquisas do campo da educação. Nosso trabalho busca identificar os conflitos e as inseguranças que surgiram nos licenciandos ao utilizarem um material didático considerado inovador (por incluir algumas tendências contemporâneas de ensino). Para tal, foram gravados em vídeo os encontros presenciais que discutiam o material didático. Por meio das transcrições das falas dos licenciandos foi possível identificar alguns conflitos vivenciados pelos professores em formação, decorrentes do envolvimento com o tema. Percebemos que o uso do material provocou discussões e reflexões por parte dos licenciandos, que contribuíram para construir uma prática mais refletida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Ensino de Química | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Conflitos | pt_BR |
dc.subject | Abordagem comunicativa | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Material didático | pt_BR |
dc.title | A prática docente de professores em formação em química: a lida com um material didático "inovador" | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0816-1.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9175-7604 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A prática docente de professores em formação em Química a lida com um material didático “inovador”.pdf | 277.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.