Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54362
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A performance de professores em formação no desenvolvimento de aulas de química a partir de temas
Título(s) alternativo(s): In-training teachers’ performance in developing Chemistry lessons based on thematics
Autor(es): Daniela Martins Buccini Pena
Ana Luiza de Quadros
Resumen: Inovar no ensino, superando o modelo tradicional de transmissão e recepção de informações, tem sido o desafio de professores em geral e foco de interesse de pesquisas do campo da educação. Nosso trabalho analisa a performance de um grupo de professores em formação inseridos em um projeto de aulas temáticas, que fizeram uso de um material didático temático para desenvolver aulas de Química. Para tal, foram gravados em vídeo os encontros presenciais que discutiam o material didático e, também, as aulas desenvolvidas. Percebemos, nos encontros da equipe, alguns conflitos vivenciados pelos professores em formação, decorrentes do envolvimento com o tema. Pela análise das aulas observamos que esses conflitos foram contornados, em função dos entendimentos construídos ao longo da participação no projeto.
Abstract: Innovate in education, overcoming the traditional model of transmission and reception of information has been the challenge of teachers in general and focus of interest in the field of education research. Our study analyzes the performance teachers in a training’s group inserted in a project of thematic classes, and who used a thematic teaching materials to develop Chemistry classes. To this end, they were videotaped the meetings that discussed the teaching material and also developed lessons. We realize, in team meetings, some conflicts experienced by teachers in training. Analyzing the lessons we observed that these conflicts have been outlined on the basis of understandings built along the participation in the project.
Asunto: Professores - Formação
Material didático
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Ciencias (Segundo grau)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3097
URI: http://hdl.handle.net/1843/54362
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3097
metadata.dc.relation.ispartof: Indagatio Didactica
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A Performance de Professores em Formação no Desenvolvimento de Aulas de Química a partir de Temas.pdf226.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.