Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/54362
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A performance de professores em formação no desenvolvimento de aulas de química a partir de temas |
Título(s) alternativo(s): | In-training teachers’ performance in developing Chemistry lessons based on thematics |
Autor(es): | Daniela Martins Buccini Pena Ana Luiza de Quadros |
Resumen: | Inovar no ensino, superando o modelo tradicional de transmissão e recepção de informações, tem sido o desafio de professores em geral e foco de interesse de pesquisas do campo da educação. Nosso trabalho analisa a performance de um grupo de professores em formação inseridos em um projeto de aulas temáticas, que fizeram uso de um material didático temático para desenvolver aulas de Química. Para tal, foram gravados em vídeo os encontros presenciais que discutiam o material didático e, também, as aulas desenvolvidas. Percebemos, nos encontros da equipe, alguns conflitos vivenciados pelos professores em formação, decorrentes do envolvimento com o tema. Pela análise das aulas observamos que esses conflitos foram contornados, em função dos entendimentos construídos ao longo da participação no projeto. |
Abstract: | Innovate in education, overcoming the traditional model of transmission and reception of information has been the challenge of teachers in general and focus of interest in the field of education research. Our study analyzes the performance teachers in a training’s group inserted in a project of thematic classes, and who used a thematic teaching materials to develop Chemistry classes. To this end, they were videotaped the meetings that discussed the teaching material and also developed lessons. We realize, in team meetings, some conflicts experienced by teachers in training. Analyzing the lessons we observed that these conflicts have been outlined on the basis of understandings built along the participation in the project. |
Asunto: | Professores - Formação Material didático Química (Segundo grau) - Estudo e ensino Ciencias (Segundo grau) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3097 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54362 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3097 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Indagatio Didactica |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Performance de Professores em Formação no Desenvolvimento de Aulas de Química a partir de Temas.pdf | 226.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.