Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54363
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A imersão de professores em formação em química em aulas temáticas: compartilhando experiências |
Título(s) alternativo(s): | Immersion of in-training chemistry teachers in thematic lessons: sharing experiences |
Autor(es): | Ana Luiza de Quadros Maria Luiza Silva Tupy Botelho Victor Augusto Bianchetti Rodrigues |
Resumo: | Os programas de iniciação à docência têm se revelado como um fator importante no processo de formação de licenciandos. Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo de imersão à docência, onde os futuros professores de Química são envolvidos na docência ao ministrarem um curso de aprofundamento em Química. Nosso objetivo foi analisar como esses licenciandos vivenciaram uma experiência de planejar e desenvolver aulas temáticas. A partir do relato dos participantes, percebemos que muitas concepções sobre o papel do professor em sala de aula evoluíram a partir dessa experiência. |
Abstract: | Teacher training programs have demonstrated to have a great impact in future teachers’ training process. This study is part of a broader project of teaching immersion, through which in-training Chemistry teachers start experimenting with teaching, by conducting a Chemistry advanced course. This paper intends to analyse how the in-training teachers felt during an experience that requested them to plan and conduct thematic lessons. The participants’ reports allowed us to identify an evolution on their conceptions of the teacher’s role in the classroom, which emerged from their participation in this Project. |
Assunto: | Química (Segundo grau) - Estudo e ensino Química - Formação de professores Professores - Formação Ensino médio |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3391 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54363 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3391 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Indagatio Didactica |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A imersão de professores em formação em Química em aulas temáticas compartilhando experiências.pdf | 205.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.