Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54363
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A imersão de professores em formação em química em aulas temáticas: compartilhando experiências
Título(s) alternativo(s): Immersion of in-training chemistry teachers in thematic lessons: sharing experiences
Autor(es): Ana Luiza de Quadros
Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Victor Augusto Bianchetti Rodrigues
Resumo: Os programas de iniciação à docência têm se revelado como um fator importante no processo de formação de licenciandos. Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo de imersão à docência, onde os futuros professores de Química são envolvidos na docência ao ministrarem um curso de aprofundamento em Química. Nosso objetivo foi analisar como esses licenciandos vivenciaram uma experiência de planejar e desenvolver aulas temáticas. A partir do relato dos participantes, percebemos que muitas concepções sobre o papel do professor em sala de aula evoluíram a partir dessa experiência.
Abstract: Teacher training programs have demonstrated to have a great impact in future teachers’ training process. This study is part of a broader project of teaching immersion, through which in-training Chemistry teachers start experimenting with teaching, by conducting a Chemistry advanced course. This paper intends to analyse how the in-training teachers felt during an experience that requested them to plan and conduct thematic lessons. The participants’ reports allowed us to identify an evolution on their conceptions of the teacher’s role in the classroom, which emerged from their participation in this Project.
Assunto: Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Química - Formação de professores
Professores - Formação
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3391
URI: http://hdl.handle.net/1843/54363
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3391
metadata.dc.relation.ispartof: Indagatio Didactica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A imersão de professores em formação em Química em aulas temáticas compartilhando experiências.pdf205.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.