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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A construção de Planos de Ensino Individualizados (PEIs) em um colégio de aplicação: trajetória e desafios
Título(s) alternativo(s): The construction of Individualized Education Program (IEPs) in an application school: trajectory and challenges
Autor(es): Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Maria Carolina da Silva Caldeira
Ana Luísa Alves
Resumen: Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção de Planos de Ensino Individualizados (PEIs) no Centro Pedagógico (CP/UFMG), colégio de aplicação que oferta o ensino fundamental em tempo integral, com reserva de vagas para estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). O PEI é um documento para registrar o processo de inclusão de educandos que demandem adaptações curriculares, sejam eles estudantes PAEE ou não, bem como para traçar as metas específicas de aprendizagem, os avanços e as dificuldades vivenciadas no contexto inclusivo. Com base na perspectiva da educação inclusiva e nas contribuições de Tannús-Valadão; Mendes (2018) e Poker (2013), pretende-se mostrar como o processo de discussão desses Planos tem se dado no Colégio, no período de 2014 a 2021, evidenciando os modos como eles são ressignificados na instituição e os embates que envolvem a construção desse documento. Para isso, foram utilizadas três estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e grupo focal. As análises indicam um processo constante na escola de reflexões a respeito do PEI, bem como desafios quanto à construção de um modelo adequado às demandas da instituição. Mostram também a necessidade de consolidação do trabalho coletivo para a produção desse documento e sua efetivação na prática.
Abstract: This article aims to analyze the process of building Individualized Education Program (IEPs) in Pedagogical Center (CP/UFMG), an application school that offers full-time elementary education and reserves places for public students target of special education. The IEP is a document to register the process of inclusion of stu-dents who require curricular adaptations, whether they are special students or not, as well as to outline the specific learning goals, advances and difficulties experienced in the inclusive context. Based on the perspective of inclusive education and contributions of Tannús-Valadão; Mendes (2018); Poker (2013), it is intended to show how the process of discussing these Plans has taken place in the school from 2014 to 2021, highlighting the ways in which they are re-signified in the institution and the clashes that involve the construction of this document. For this, three methodological strategies were used: bibliographic research, documentary research and focus group. The analyzes indicate a constant process in the school of reflections about the IEP, as well as challenges regarding the construction of a model adequate to the demands of the institution. They also show the need to consolidate collective work for the production of this document and its effectiveness in practice
Asunto: Educação - Currículos
Currículos - Planejamento
Ensino individualizado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54371
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114006
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos do Aplicação
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