Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre Borges Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286938438279505pt_BR
dc.creatorAdria Alves de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T14:25:25Z-
dc.date.available2023-06-02T14:25:25Z-
dc.date.issued2011-01-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54378-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o Projeto Político Pedagógico (PPP). Seu objetivo principal é discutir a importância dessa ferramenta no processo de consolidação da gestão democrática, bem como a efetivação de ações no contexto escolar que contribuam para a formação integral dos educandos em consonância com as demandas da sociedade contemporânea. Para atingir o objetivo proposto adotou-se como opção metodológica a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica dentro de um enfoque qualitativo, para subsidiar a análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa. A partir dos argumentos apresentados pelos teóricos Veiga (2002), Paro (2006) e Vasconcellos (2006), constata-se que o PPP constitui o veículo legítimo da gestão democrática, configurando no cenário educacional como a própria expressão da autonomia e identidade da escola. É um documento que norteia as ações da escola e define os objetivos a serem alcançados, tendo como condição necessária para sua construção/elaboração a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. A análise dos resultados obtidos demonstra que os membros da comunidade escolar compreendem a importância da participação no que tange a construção do PPP, contudo, constatou-se grande dificuldade na construção coletiva da proposta, que não reside no descaso ou desconhecimento de sua importância, mas na organização do tempo para os encontros coletivos. A consecução de um trabalho coletivo não é fácil, é preciso propiciar momentos de reflexão para conciliar os interesses individuais com o interesse da coletividade em prol da formação do cidadão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleO currículo no projeto político pedagógico: uma reflexão a partir da experiência da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieirapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ÁDRIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FINAL.pdf329.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.