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http://hdl.handle.net/1843/54389
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Caroline Azevedomaciel | pt_BR |
dc.creator | Andrezza Gonzalez Escarce | pt_BR |
dc.creator | Andréa Rodrigues Motta | pt_BR |
dc.creator | Leticia Caldas Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T19:24:43Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T19:24:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-12 | - |
dc.citation.volume | 33 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 8 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/2317-1782/20202020130 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 23171782 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54389 | - |
dc.description.abstract | Purpose: To analyze the factors associated with the professional insertion of Speech Therapy graduates. Methods: Observational analytical cross-sectional study, with a non-probabilistic sample, composed of 245 graduates from a Speech Therapy course in Brazil. A questionnaire was applied with objective and open questions, segmented into six axes and a bivariate and multivariate analysis of the data was performed. Results:There there was an association between working as a speech therapist with the variables, gender (p=0.031), age (p≤0.001), initiative (p=0.001), leadership ability (p=0.001), decision making ability (p=0.001), teamwork ability (p=0.001), managerial skills (p=0.034), interest in new knowledge (p≤0.001), pride in the profession (p=0.001), network of contacts (p=0.001) and participation in extension projects (p≤0.001). The chance of entering the job market as a speech therapist was greater for graduates who acquired network contacts during an undergraduate course (3.3 times more); were interested in knowledge (3.2 times more); develop leadership skills (2.6 times more); they were up to 29 years old (0.3 times more) and carried out extension projects during graduation (0.2 times more). Conclusion: Graduates in Speech Therapy who develop a network of contacts, have an interest in knowledge, develop leadership skills and participate in extension projects during graduation have a greater chance of entering the job market as speech therapists. | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método: Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados: Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão: Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudióloga. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.department | MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CoDAS | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.subject | Mercado de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Prática Profissional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Mercado de Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Prática Profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic path and professional competences in the perception of speech therapy graduates | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://doi:10.1590/2317-1782/20202020130 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8823-122X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia pdfa.pdf | 438.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
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