Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/54399
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Usabilidade e aceitabilidade de atividades digitais para o ensino da voz em fonoaudiologia |
Título(s) alternativo(s): | Usability and acceptability of digital activities for voice teaching in Speech-Language Pathology and Audiology |
Autor(es): | Melyssa Tamiettisilva Leticia Caldas Teixeira |
Resumo: | Introdução: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação está em expansão na educação superior. Na área da saúde, os avanços tecnológicos agregam novas formas de aprendizado ao ensino. Uma plataforma, denominada ObservaVoz foi criada com objetivo de divulgar informação e oferecer estratégias para o ensino da voz, e, desse ambiente virtual, duas atividades digitais foram testadas. Objetivo: Descrever a satisfação com a usabilidade de atividades digitais para o ensino da voz e analisar sua associação com dados sociodemográficos e de aceitabilidade por graduandos de Fonoaudiologia. Método: Participaram do estudo 122 alunos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira. Eles foram convidados a utilizar e avaliar duas atividades digitais para o ensino da voz. Para a coleta de dados e avaliação das atividades, foi utilizado um questionário on-line, dividido em informações sociodemográficas, escala numérica de usabilidade System Usability Scale e Questionário de Aceitabilidade das Atividades. Os dados descritivos foram analisados por meio da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis. Resultados: A maioria dos participantes avaliou a usabilidade das atividades digitais como boa. A aceitabilidade foi considerada satisfatória. Houve associação entre a usabilidade com as variáveis sexo, contribuição para o aprendizado, layout das ferramentas, apreciação positiva e possibilidade de revisão de conteúdos. Conclusão: As atividades digitais “Qual é a Patologia?” e “Histolobby” apresentam boas características de usabilidade e aceitabilidade de acordo com a avaliação de graduandos de Fonoaudiologia. |
Abstract: | Introduction: The use of Communication and Information Technologies is expanding in higher education. In health area, technological advances add new forms of learning. The ObservaVoz platform was created to disseminate information and offer strategies of voice teaching. Two digital activities from this virtual environment were evaluated. Objective: To describe the satisfaction of the usability of digital activities and to analyze its association with sociodemographic and acceptability data by Speech Therapy students. Methods: 122 Speech Therapy students of a Brazilian public university participated of the study. They were invited to use and evaluate two digital activities of voice teaching. An online questionnaire in a self-applicable Google Docs format was used for data collection and evaluation of the activities. It was divided into sociodemographic information, System Usability Scale and Activity Acceptability Questionnaire. Descriptive data were analyzed through the frequency distribution of categorical variables and analysis of measures of central tendency and dispersion of variables. Results: Most participants rated the usability of the digital activities as good. Acceptability was considered satisfactory. There was an association between the System Usability Scale with the variables gender, contribution to learning, layout of the tools, positive appreciation and revising content possibility. Conclusion: The “ObservaVoz” digital activities “What is the Pathology?” and “Histolobby” present good characteristics of usability and acceptability according to the evaluation of Speech Therapy students. |
Assunto: | Política de Educação Superior Aprendizagem Tecnologia da informação Estudantes Voz Fonoaudiologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.23925/2176-2724.2021v33i3p513-525 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54399 |
Data do documento: | 2-Jun-2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/51790 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Distúrbios da Comunicação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Usabilidade e aceitabilidade de atividades digitais para o ensino da Fonoaudiologia pdfa.pdf | 366.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.