Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54423
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Literatura infantil, relações de poder-saber e posições de sujeito no currículo do primeiro ano
Título(s) alternativo(s): Children's Literature, relations of power-knowledge and positions of subject the individual in the curriculum of the first year
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Marlucy Alves Paraíso
Resumen: Este artigo analisa, com base na perspectiva foucaultiana, os modos como a literatura aparece no currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de Belo Horizonte/MG. Durante a investigação − que usou técnicas etnográficas de pesquisa e análise de discurso − foram constatados três usos para a literatura: introdução de algum conteúdo; ensino dos processos de interpretação de textos; trabalho com a diversidade cultural. Argumenta-se que, ao se trabalhar a literatura dessas três formas, ao mesmo tempo que se alcançam os objetivos estabelecidos, abrem-se possibilidades para que modos de ser menos disciplinados e mais transgressores apareçam nesse currículo.
Abstract: This article analyzes, on the basis of Foucault's perspective, the ways in which literature appears in the curriculum of a first year class of Elementary school of Belo Horizonte/MG. Throughout the investigation – in which we used techniques of ethnographic research with discourse analysis of Foucault's inspiration − we noticed that there was in the investigated curriculum three main uses for literature: introduction of some school content; teaching of interpretation of texts; work with cultural diversity. It is argued that, when working the literature of three ways at the same time that achieve the established objectives, open up possibilities for ways of being less disciplined and more offenders appear in this curriculum.
Asunto: Literatura
Literatura (Ensino fundamental)
Literatura - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10162
URI: http://hdl.handle.net/1843/54423
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10162
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Educação em Questão
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Literatura infantil, relações de poder-saber e posições de sujeito no currículo do primeiro ano.pdf160.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.