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http://hdl.handle.net/1843/54456
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A noção de trauma em Winnicott |
Autor(es): | Elisandra Moreira de Castro |
primer Tutor: | Maria Teresa de Melo Carvalho |
primer miembro del tribunal : | Maria Teresa de Melo Carvalho |
Segundo miembro del tribunal: | Fábio Belo |
Tercer miembro del tribunal: | Riva Satovschi Schwartzman |
Resumen: | Através desta monografia foi realizado um estudo acerca da Teoria do Desenvolvimento Emocional Humano de D.W. Winnicott, tendo como questão norteadora compreender a noção de trauma postulado por ele. A curiosidade investigativa e os motivos para o presente estudo se deram, a partir dos atendimentos clínicos e psicossociais de crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares para a Gerência de Atendimento Sócio-familiar da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Instituição na qual a autora trabalha. Os casos encaminhados referem-se a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram seus direitos violados e/ou foram submetidos a violência doméstica. No percurso da investigação foi necessário estudar alguns conceitos, trabalhados ao longo da monografia, são eles: “mãe suficientemente boa”, “capacidade materna primária”, a sendo enfatizados os acontecimentos da primeira infância como essenciais para o conceito de trauma. A noção de trauma em Winnicott aponta que os fracassos na provisão ambiental, no período da dependência absoluta, rompem o desenvolvimento normal do bebê. A falha da mãe ambiente foi colocada como dispositivo de trauma no desenvolvimento emocional do bebê. A conclusão apontou que alguns casos atendidos pela autora referem-se a traumas como definidos por Winnicott, outros requerem análise mais profunda. Ao final, foi lembrado do aspecto preventivo, e colocado como proposta a necessidade da criação de estratégias de abordagem e de atendimentos para favorecer a construção e reconstrução das relações no grupo familiar, visando potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção e não de favorecimento de traumas de nossas crianças e adolescentes. Assim, foi apontada a necessidade de melhor aprofundamento e a continuidade da presente pesquisa. |
Asunto: | Infância Violência familiar Psicologia infantil Crianças - Desenvolvimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54456 |
Fecha del documento: | 14-dic-2010 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
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