Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54456
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A noção de trauma em Winnicott
Autor(es): Elisandra Moreira de Castro
primer Tutor: Maria Teresa de Melo Carvalho
primer miembro del tribunal : Maria Teresa de Melo Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Fábio Belo
Tercer miembro del tribunal: Riva Satovschi Schwartzman
Resumen: Através desta monografia foi realizado um estudo acerca da Teoria do Desenvolvimento Emocional Humano de D.W. Winnicott, tendo como questão norteadora compreender a noção de trauma postulado por ele. A curiosidade investigativa e os motivos para o presente estudo se deram, a partir dos atendimentos clínicos e psicossociais de crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares para a Gerência de Atendimento Sócio-familiar da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Instituição na qual a autora trabalha. Os casos encaminhados referem-se a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram seus direitos violados e/ou foram submetidos a violência doméstica. No percurso da investigação foi necessário estudar alguns conceitos, trabalhados ao longo da monografia, são eles: “mãe suficientemente boa”, “capacidade materna primária”, a sendo enfatizados os acontecimentos da primeira infância como essenciais para o conceito de trauma. A noção de trauma em Winnicott aponta que os fracassos na provisão ambiental, no período da dependência absoluta, rompem o desenvolvimento normal do bebê. A falha da mãe ambiente foi colocada como dispositivo de trauma no desenvolvimento emocional do bebê. A conclusão apontou que alguns casos atendidos pela autora referem-se a traumas como definidos por Winnicott, outros requerem análise mais profunda. Ao final, foi lembrado do aspecto preventivo, e colocado como proposta a necessidade da criação de estratégias de abordagem e de atendimentos para favorecer a construção e reconstrução das relações no grupo familiar, visando potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção e não de favorecimento de traumas de nossas crianças e adolescentes. Assim, foi apontada a necessidade de melhor aprofundamento e a continuidade da presente pesquisa.
Asunto: Infância
Violência familiar
Psicologia infantil
Crianças - Desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54456
Fecha del documento: 14-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Teoria Psicanalítica

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