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http://hdl.handle.net/1843/54456
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Teresa de Melo Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0687764480370895 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Teresa de Melo Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fábio Belo | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Riva Satovschi Schwartzman | pt_BR |
dc.creator | Elisandra Moreira de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-04T19:46:33Z | - |
dc.date.available | 2023-06-04T19:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54456 | - |
dc.description.resumo | Através desta monografia foi realizado um estudo acerca da Teoria do Desenvolvimento Emocional Humano de D.W. Winnicott, tendo como questão norteadora compreender a noção de trauma postulado por ele. A curiosidade investigativa e os motivos para o presente estudo se deram, a partir dos atendimentos clínicos e psicossociais de crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares para a Gerência de Atendimento Sócio-familiar da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Instituição na qual a autora trabalha. Os casos encaminhados referem-se a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram seus direitos violados e/ou foram submetidos a violência doméstica. No percurso da investigação foi necessário estudar alguns conceitos, trabalhados ao longo da monografia, são eles: “mãe suficientemente boa”, “capacidade materna primária”, a sendo enfatizados os acontecimentos da primeira infância como essenciais para o conceito de trauma. A noção de trauma em Winnicott aponta que os fracassos na provisão ambiental, no período da dependência absoluta, rompem o desenvolvimento normal do bebê. A falha da mãe ambiente foi colocada como dispositivo de trauma no desenvolvimento emocional do bebê. A conclusão apontou que alguns casos atendidos pela autora referem-se a traumas como definidos por Winnicott, outros requerem análise mais profunda. Ao final, foi lembrado do aspecto preventivo, e colocado como proposta a necessidade da criação de estratégias de abordagem e de atendimentos para favorecer a construção e reconstrução das relações no grupo familiar, visando potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção e não de favorecimento de traumas de nossas crianças e adolescentes. Assim, foi apontada a necessidade de melhor aprofundamento e a continuidade da presente pesquisa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Trauma | pt_BR |
dc.subject.other | Infância | pt_BR |
dc.subject.other | Violência familiar | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A noção de trauma em Winnicott | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
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