Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54456
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dc.contributor.advisor1Maria Teresa de Melo Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0687764480370895pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Teresa de Melo Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Fábio Belopt_BR
dc.contributor.referee3Riva Satovschi Schwartzmanpt_BR
dc.creatorElisandra Moreira de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-06-04T19:46:33Z-
dc.date.available2023-06-04T19:46:33Z-
dc.date.issued2010-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54456-
dc.description.resumoAtravés desta monografia foi realizado um estudo acerca da Teoria do Desenvolvimento Emocional Humano de D.W. Winnicott, tendo como questão norteadora compreender a noção de trauma postulado por ele. A curiosidade investigativa e os motivos para o presente estudo se deram, a partir dos atendimentos clínicos e psicossociais de crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares para a Gerência de Atendimento Sócio-familiar da AMAS – Associação Municipal de Assistência Social. Instituição na qual a autora trabalha. Os casos encaminhados referem-se a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e que muitas vezes tiveram seus direitos violados e/ou foram submetidos a violência doméstica. No percurso da investigação foi necessário estudar alguns conceitos, trabalhados ao longo da monografia, são eles: “mãe suficientemente boa”, “capacidade materna primária”, a sendo enfatizados os acontecimentos da primeira infância como essenciais para o conceito de trauma. A noção de trauma em Winnicott aponta que os fracassos na provisão ambiental, no período da dependência absoluta, rompem o desenvolvimento normal do bebê. A falha da mãe ambiente foi colocada como dispositivo de trauma no desenvolvimento emocional do bebê. A conclusão apontou que alguns casos atendidos pela autora referem-se a traumas como definidos por Winnicott, outros requerem análise mais profunda. Ao final, foi lembrado do aspecto preventivo, e colocado como proposta a necessidade da criação de estratégias de abordagem e de atendimentos para favorecer a construção e reconstrução das relações no grupo familiar, visando potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção e não de favorecimento de traumas de nossas crianças e adolescentes. Assim, foi apontada a necessidade de melhor aprofundamento e a continuidade da presente pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Teoria Psicanalíticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subject.otherInfânciapt_BR
dc.subject.otherViolência familiarpt_BR
dc.subject.otherPsicologia infantilpt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleA noção de trauma em Winnicottpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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