Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Gustavo Franco Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262815854077795pt_BR
dc.contributor.advisor2Edyth Priscilla Campos Silvapt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540638765201054pt_BR
dc.contributor.referee1Thalita de Oliveira Carneiropt_BR
dc.creatorDaniela de Oliveira Amorimpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5760852069113890pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T11:16:16Z-
dc.date.available2023-06-05T11:16:16Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54485-
dc.description.abstractThis work analyzed how a teacher stimulated the elaboration of hypothesis in science lessons. The analysis took place from a didactic sequence of seven lessons guided by the Inquiry-based Science Teaching in 6th grade classroom of Elementary School. For data collection, the lessons were recorded in audio and then some interactions were transcribed and analyzed in the light of the Diagnosis of Elements of Inquiry-based Science Teaching tool (DEEnCI). The results indicate a movement by the teacher to bring aspects of interest to the students and their daily lives, in order to introduce the question to be investigated. The teacher also directed the classroom discourse towards the elaboration of the question and the discussion of hypotheses for the investigation. The teacher repeatedly insisted that the students participate and build ideas on the collective level of the class, even in the face of some resistance. We discuss implications for pedagogical practice, especially with regard to the teacher's role in helping students to advance in certain uncommon practices in traditional teaching.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou como uma professora buscou estimular a prática de elaboração de hipóteses em aulas de ciências. A análise ocorreu a partir da elaboração de uma sequência didática de sete aulas orientadas pelo Ensino de Ciências por Investigação em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, as aulas foram gravadas em áudio e, em seguida, algumas interações transcritas e analisadas à luz da ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI). Os resultados indicam um movimento da professora em trazer aspectos do interesse dos estudantes e seu cotidiano, a fim de introduzir a questão a ser investigada. A professora também direcionou a discussão com a turma para a elaboração da questão e discussão de hipóteses para a investigação. A professora insistiu de modo reiterado para que os estudantes participassem e construíssem ideias no plano coletivo da turma, mesmo diante de algumas resistências. Discutimos implicações para a prática pedagógica, especialmente no que diz respeito ao papel do professor para que estudantes avancem em determinadas práticas pouco comuns no ensino tradicional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectHipótesespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleReflexões sobre a prática docente: a elaboração de hipóteses no trabalho com a abordagem investigativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons