Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVictor Augusto Bianchetti Rodriguespt_BR
dc.creatorMatheus Augusto Campelo Felixpt_BR
dc.creatorAna Luiza de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T17:08:45Z-
dc.date.available2023-06-05T17:08:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54514-
dc.description.abstractIn science education, one of the approaches that has been highlighted is the teaching from STS themes. Research indicates that the STS approach can enhance students' engagement in studying science. However, there is no consensus in the literature about the contribution of STS teaching to the learning of scientific concepts. The objective of this study is to investigate whether this teaching perspective presents evidence that it contributes to the appropriation of scientific knowledge. For that, a STS didactic sequence was developed in two classes of adult education. We made video and audio recordings of the classes and at the end the students answered a written evaluation. Analysis of recordings and student responses allowed us to conclude that the STS education can contribute to the learning of scientific concepts, especially when this process occurs in a problematized way and using evidence.pt_BR
dc.description.resumoNo ensino de Ciências, uma das abordagens que tem se destacado é o ensino a partir de temas CTS. Pesquisas indicam que a abordagem CTS pode potencializar o engajamento dos estudantes em estudar sobre ciências. Entretanto, não há consenso na literatura sobre a contribuição do ensino CTS para a aprendizagem de conceitos científicos. É objetivo deste trabalho investigar se essa perspectiva de ensino apresenta indícios de que contribui para a apropriação dos conhecimentos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática CTS em duas turmas de EJA. Realizamos gravações em vídeo e áudio das aulas e ao final os estudantes responderam uma avaliação escrita. A análise dos episódios de ensino e das respostas dos estudantes ao instrumento avaliativo nos permitiu concluir que o ensino CTS pode contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos, principalmente quando esse processo se dá de maneira problematizada e fazendo o uso de evidências.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedade CTSpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos EJApt_BR
dc.subjectEnsino temáticopt_BR
dc.subjectScientific knowledgept_BR
dc.subjectContext-basedpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagem de adultospt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAprendizagem de conceitos científicos no ensino de ciências com abordagem CTSpt_BR
dc.title.alternativeLearning of scientific concepts in STS science educationpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1096-1.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9175-7604pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4144-206Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprendizagem de conceitos científicos no ensino de ciências com abordagem cts.pdf285.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.