Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54517
Tipo: Artigo de Evento
Título: O entendimento dos licenciandos em química sobre o processo de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The understanding of chemistry teachers’ trainee about the teaching and learning process
Autor(es): Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Ana Luiza de Quadros
Resumo: Esta pesquisa teve o intuito de analisar o entendimento de licenciandos em Química que participaram/participam de projetos de imersão na docência sobre o papel do professor, do estudante e do conhecimento, no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) dos dados obtidos por meio de questionário e grupo focal, percebemos que os licenciandos envolvidos na pesquisa, em sua maioria, apresentam um entendimento do papel do professor e do estudante condizentes com as discussões realizadas nesses projetos e na literatura atual da área de ensino. A concepção desses licenciandos sobre o papel do conhecimento científico encontra-se menos consolidada. Os projetos de imersão na docência se mostram importantes para a formação dos licenciandos envolvidos na pesquisa, à medida que os inserem em uma vivência com “outros” modos de dar aula, além daquele em que foram formados.
Abstract: This research aimed to analyze the understanding of Chemistry teachers’ trainee who participated/participate in projects of immersion in teaching about the role of teacher, student and knowledge in the teaching and learning process. Through the content analysis (BARDIN, 1977) of the data obtained through a questionnaire and focus group, we noticed that the teachers’ trainee involved in the research, for the most part, present an understanding of the role of the teacher and the student, consistent with the discussions carried out in these Projects and in the current literature of the area of education. The conception of these teachers’ trainee on the role of scientific knowledge is less consolidated. The projects of immersion in teaching are important for the training of the teachers’ trainee involved in the research, as they insert them into an experience with "other" modes of teaching, in addition to the one in which they were formed.
Assunto: Professores - Formação
Livre-docência
Química - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54517
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0532-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O entendimento dos licenciandos em química sobre o processo de ensino e aprendizagem.pdf226.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.