Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54565
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conflitos entre a demarcação do infantil e a antecipação da alfabetização no currículo do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Conflicts between the demarcation onf childishness and the anticipation of literacy in the elementary school curriculum
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Marlucy Alves Paraíso
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os conflitos existentes entre o dispositivo da infantilidade e o dispositivo de antecipação da alfabetização em um currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, investigada em uma pesquisa concluída que mostrou efeitos da política que antecipou o início do ensino fundamental para seis anos de idade. O argumento desenvolvido é o de que o dispositivo da antecipação da alfabetização aciona estratégias para apagar marcas do/a infantil criadas pelo dispositivo da infantilidade na modernidade, tais como o gosto pela brincadeira, a agitação, a inocência e a indisciplina. Isso, porém, não se dá sem conflitos e disputas, já que outros aspectos demandados pelo dispositivo da infantilidade - como o controle da sexualidade e a dependência - são mantidos nesse currículo, disponibilizando para infantis e docentes outras posições de sujeito que entram em conflito com o infantil brincalhão, inocente e agitado.
Abstract: This article aims to analyze the cnflicts betwen chilishess dispositive and the dispositive of literacy anticipation, on a first-year-class of elementary school curriculum. This class was investigated through a concluded research which showed the effects of the policy that anticipated the start of elementary school to six years old children.The argument developed is that the dispositive of literacy anticipation triggers some strategies for erasing childishness’ marks, which have created by the childishness dispositive on modern age, such as the appreciotion of play, agitation, innocence and indiscipline. However, suh erasure is not produced without conflicts and some disputes, since other aspects demanded by the childishness dispositive – such as sexuality control and dependece are kept in this curriculum, making available for children and teachers other subject positions that get in conflict image of a the playful, innocent and restless infant.
Assunto: Alfabetização
Ensino fundamental
Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
Identificador DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i62.19147
URI: http://hdl.handle.net/1843/54565
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/19147
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.