Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356885968037319pt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.contributor.referee2Lussandra Martins Gianasipt_BR
dc.creatorDeiverson Roberto da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852763684651819pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-06T18:30:21Z-
dc.date.available2023-06-06T18:30:21Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54585-
dc.description.abstractWhen working on the contents of ecology, it is possible to notice that students in general limit themselves to decorating ecological concepts and interactions, so they are unable to relate what is learned in the classroom to real everyday situations. Today humanity is experiencing the biggest health crisis in its history, knowing concepts about ecology, how to apply them and recognizing itself as a thread in this huge web becomes urgent in the face of the challenges imposed by historically fragmented thinking. Investigative experimental activities can increase student interest in classes, contextualize content to students' reality and give meaning to what is taught. The present work deals with the production of a practical investigative didactic sequence with insects, for the high school of a public school in Ribeirão das Neves - MG. An investigative didactic sequence –IDS– was proposed where students will perform an experiment with the insect Sitophilus sp. observing the influence of temperature on the growth of the insect population of this genus. In addition to knowing some of the characteristics of scientific production, from the perspective of scientific literacy, with an emphasis on argumentative practices, with the product an - IDS - and the creation of an experiment with insects in the content of ecology. With IDS's proposal, it was possible to observe that didactic work with insects is little used in science and biology classes. The experiment carried out for the IDS proposal demonstrated that insects can be used in experimental classes in the teaching of Ecology, either in laboratories, in the classroom, or even in their natural habitat. The didactic use of insects allows the collection of results in a relatively short time, with low costs, and without the need for a formal laboratory, since the insects can be stored in containers that take up little space.pt_BR
dc.description.resumoAo trabalhar os conteúdos de ecologia, é possível perceber que os alunos de forma geral se limitam a decorar conceitos e interações ecológicas, dessa forma não conseguem relacionar o que é aprendido em sala de aula com situações reais do dia a dia. A humanidade vive hoje a maior crise sanitária de sua história, saber conceitos sobre ecologia, como aplicá-los e se reconhecer como um fio dessa enorme teia se torna urgente frente aos desafios impostos por um pensamento historicamente fragmentado. Atividades experimentais investigativas podem aumentar o interesse do aluno nas aulas, contextualizar o conteúdo à realidade dos alunos e dar significado ao que é ensinado. O presente trabalho trata-se da produção de uma sequência didática prática investigativa –SEI– com insetos, para o ensino médio de uma escola pública de Ribeirão das Neves – MG. Foi proposta uma sequência didática investigativa onde os alunos irão executar um experimento com o inseto Sitophilus sp. observando a influência da temperatura no crescimento da população de insetos desse gênero. Além de conhecer algumas das características da produção científica, na perspectiva da alfabetização científica, com destaque para as práticas argumentativas, tendo como produto uma SEI e a criação de um experimento com insetos no conteúdo de ecologia. Com a proposição da SEI foi possível observar que o trabalho didático com insetos é pouco utilizado em aulas de Ciências e Biologia. O experimento realizado para a proposição da SEI demonstrou que insetos podem ser utilizados em aulas experimentais no ensino de Ecologia, seja em laboratórios, sala de aula, ou mesmo em seu habitat natural. O uso didático de insetos permite a coleta de resultados em tempo relativamente curto, com baixos custos, e sem a necessidade de um laboratório formal, uma vez que os insetos podem ser armazenados em recipientes que ocupam pouco espaço.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAula experimentalpt_BR
dc.subjectciclo de vida de insetospt_BR
dc.subjectciclo de vida de insetospt_BR
dc.subjectcrescimento de populaçõespt_BR
dc.subjectpotencial bióticopt_BR
dc.subjectsequência didática investigativapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEcologiapt_BR
dc.subject.otherInsetospt_BR
dc.subject.otherDinâmica populacionalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.otherPesquisa aplicadapt_BR
dc.titleDinâmica de populações: uma proposta de prática investigativa para o ensino médio com o caruncho dos grãos, Sitophilus sp. (Hexapoda; Coleoptera; Curculionidae)pt_BR
dc.title.alternativePopulation dynamics: a proposal for an investigative practice for high school with the grain weevil, Sitophilus sp. (Hexapoda; Coleoptera; Curculionidae)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM DEIVERSON PARA REPOSTIÓRIO CORREÇAO.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons