Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54594
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O perfil dos leitores do ensino médio da biblioteca escolar da Escola Estadual Brasília e as relações com o avanço da informação tecnológica, em Porto Velho-RO
Título(s) alternativo(s): The profile of high school readers from the Escola Estadual Brasília school library and relations with the advancement of technological information in Porto Velho-RO
Autor(es): Meire Jane dos Santos Santana
Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
Resumen: O presente artigo refere-se ao resultado de estudo cujo objetivo foi identificar o perfil dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Brasília, da rede pública de ensino da cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. A Biblioteca Escolar deve ser um ambiente receptivo ao aluno, possibilitando opções que atinjam os diversos leitores, respeitando suas escolhas, culturas e faixa etária. A metodologia utilizada foi uma abordagem de caráter exploratório-descritivo, tendo como procedimento a revisão bibliográfica. A ferramenta para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado aplicado aos estudantes do ensino médio. Como principais resultados, foi possível conhecer vários aspectos relacionados ao perfil dos usuários da Biblioteca, cujos dados aferidos poderão auxiliar a que a Biblioteca amplie sua utilização e posicionamento junto ao seu público, deixando de ser vista apenas como um espaço de uso obrigatório, e possa despertar o prazer em ler e pesquisar.
Abstract: This article refers to the result of a study whose objective was to identify the profile of high school students at the State School of Integral High School Brasília, from the public school system in the city of Porto Velho, state of Rondônia. The School Library must be a receptive environment for the student, enabling options that reach the various readers, respecting their choices, cultures and age group. The methodology used was an exploratory-descriptive approach, with a bibliographic review procedure. The tool for data collection was a semi-structured questionnaire applied to high school students. As main results, it was possible to know several aspects related to the profile of users of the Library, whose measured data may help the Library to expand its use and positioning with its public, ceasing to be seen only as a space of mandatory use, and can awaken the pleasure of reading and searching.
Asunto: Bibliotecas escolares
Ensino médio
Jovens - Livros e leitura
Bibliotecas e usuários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: VETER - ESCOLA DE VETERINARIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54594
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1696
metadata.dc.relation.ispartof: Revista ACB
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.