Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54597
Type: Artigo de Periódico
Title: O papel de pais e professores no uso produtivo das tecnologias de informação e comunicação
Other Titles: The role of parents and teachers in the productive use of information and communication technologies
Authors: Maria Flávia Ribeiro Rodrigues
Wellington Marçal de Carvalho
Abstract: O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa bibliográfica e descritiva, em que buscou-se verificar, a partir da análise de publicações especializadas, como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mediado por pais e professores, podem contribuir na busca de navegações mais produtivas e seguras para crianças e adolescentes. Como recurso metodológico foi utilizada a busca de artigos no Google Acadêmico e publicações audiovisuais em ambiente virtual, a partir do termo “os limites do uso da internet por crianças e adolescentes”, tendo como principal referência a análise dos resultados da última edição da pesquisa TIC online Brasil 2019, à luz de autores que subsidiam o debate sobre o tema. O estudo possibilitou concluir que a parceria entre pais e escola deve nortear o trabalho, de maneira a desenvolver nas crianças e jovens um perfil crítico quanto ao uso das TICs para que eles possam se resguardar dos perigos encontrados no mundo virtual, bem como de adotar uma postura ética e consciente dos benefícios e riscos que as novas tecnologias podem proporcionar. Conclui-se que há a necessidade de conscientização dos pais no intuito de adotar postura assídua e protetiva em relação ao uso da rede e das TICs por parte de seus filhos. A melhor tecnologia que os pais podem utilizar nesse processo é o diálogo, a relação de afeto e confiança, acompanhando suas atividades na internet.
Abstract: This article presents the results of a bibliographical and descriptive research, in which we sought to verify, from the analysis of specialized publications, how the use of Information and Communication Technologies (ICTs), mediated by parents and teachers, can contribute in the search for more productive and safer navigations for children and teenagers. As a methodological resource, the search for articles on Academic Google and audiovisual publications in a virtual environment was used, from the term "the limits of internet use by children and adolescents", having as main reference the analysis of the results of the latest edition of the ICT research online Brazil 2019, in the light of authors who support the debate on the topic. The study made it possible to conclude that the partnership between parents and school should guide the work, in order to develop in children and young people a critical profile regarding the use of ICTs so that they can protect themselves from the dangers found in the virtual world, as well as to adopt an ethical posture and awareness of the benefits and risks that new technologies can provide. It is concluded that there is a need for awareness of parents in order to adopt an assiduous and protective posture in relation to the use of the network and ICTs by their children. The best technology that parents can use in this process is dialogue, a relationship of affection and trust, following their activities on the internet.
Subject: Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Pais e professores
Crianças e internet
Internet e adolescentes
Ciberespaço
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: VETER - ESCOLA DE VETERINARIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.46866/josshe.2021.v4.n1.97
URI: http://hdl.handle.net/1843/54597
Issue Date: 30-Jun-2021
metadata.dc.url.externa: https://lestu.org/journals/index.php/josshe/article/view/97
metadata.dc.relation.ispartof: Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.