Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54603
Type: Artigo de Evento
Title: Influência indireta e estratégia: notas sobre o sistema de interinfluências e suas possibilidades para a comunicação organizacional
Other Titles: Indirect influence and strategy: notes on a system of influence and its possibilities for organizational communication
Authors: Márcio Simeone Henriques
Daniel Reis Silva
Abstract: O presente ensaio reflete sobre o caráter estratégico de práticas de influência indireta, visando ampliar a compreensão acerca da atuação de organizações nas disputas de sentido contemporâneas. Ancorado na articulação teórica entre visões relacionais e dinâmicas de influência e estratégia, assim como nos processos de formação e movimentação de públicos, o texto é organizado em três movimentos. No primeiro, revisita-se o entendimento sobre influência, demarcando a confiança, as pretensões de solidariedade e a reputação como elementos centrais de um sistema de interinfluências. No segundo, a noção de influência indireta é desenvolvida, especialmente a partir de sua articulação com aspectos estratégicos. Por fim, são explorados os contornos de algumas das estratégias de influência indireta empregadas por organizações nas últimas décadas, revelando possibilidades e desafios para o estudo de tais práticas.
Abstract: The present essay takes a reflective look at the strategic character of indirect influence practices, aiming to broaden the understanding of organizations' role in contemporary meaning disputes. The text aims to a theoretical articulation between dynamical and relational views of influence, strategy, and the processes of public formation and movement. We structured the text in three parts. First, we revisit the understanding of influence, demarcating trust, warrants of solidarity, and reputation as some of the central elements of an inter-influence system. In the second, we develop the notion of indirect influence in greater depth, especially from its articulation with strategic aspects. Finally, the contours of some of the indirect influence strategies employed by organizations are explored, revealing possibilities and challenges for studying such practices.
Subject: Influência
Estratégia
Persuasão (retórica)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54603
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/influencia-indireta-e-estrategia-notas-sobre-o-sistema-de-interinfluencias-e-sua?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro anual da Compós
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