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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Encaminhamos, e agora? Uma análise da medicalização em uma escola de ensino fundamental brasileira
Título(s) alternativo(s): We refer the student, and now? An analysis of medicalization in a Brazilian elementary school
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Ana Luísa Alves
Resumen: Como as recomendações e prescrições dos profissionais da área da saúde chegam até uma escola de ensino fundamental brasileira e o que essas informações apontam sobre a medicalização no espaço escolar? É em torno dessas questões que este artigo se organiza. Utilizando como metodologia a análise documental, buscou‑se investigar quais são os encaminhamentos e os relatórios produzidos por uma escola pública de ensino fundamental, pertencente à rede de Colégios de Aplicação, no Brasil, e que tensões a escola vivencia na relação com os profissionais externos. Em termos gerais, os resultados evidenciam um processo de medicalização se consolidando na escola, conforme apontam as análises das prescrições de medicamentos, as áreas para as quais são feitos os encaminhamentos e as recomendações dos profissionais de saúde feitas à escola. Observa‑se também que há tensões em torno da medicalização, o que se materializa pelas dúvidas que os diagnósticos suscitam, nomeadamente quanto às indicações de ordem pedagógica que tentam dizer à escola o que é correto ou não em relação aos/às estudantes‑pacientes e pelos efeitos da medicação sobre os/as estudantes, ao mesmo tempo em que há, em alguns casos, uma resistência das famílias em recorrer a esses/as profissionais.
Abstract: How do the recommendations and prescriptions of health professionals reach a Brazilian elementary school and what does this information indicate about medicalization in the school space? It is around these issues that this article is organized.Using documental analysis as a methodology, we sought to investigate what are the referrals and reports produced by a public elementary school, belonging to the network of Application Schools in Brazil, and what tensions the school experiences in this relationship with external professionals. In general terms, the results show a medicalization process consolidating in the school, as indicated by the analysis of medication prescriptions, the areas to which referrals are made and the recommendations of health professionals made to the school. It is also observed that there are tensions around medicalization, which is materialized by the doubts that these diagnoses raise, namely regarding the pedagogical indications that try to tell the school what is correct or not in relation to student‑patients, the effects medication on students, at the same time as there is, in some cases, resistance from families to turn to these professionals.
Asunto: Educação básica
Educação especial
Medicalização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24840/esc.vi60.363
URI: http://hdl.handle.net/1843/54631
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/363
metadata.dc.relation.ispartof: Educação, Sociedade & Culturas
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