Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54653
Tipo: Artigo de Evento
Título: Belo Horizonte é uma sala de aula!: currículo da cidade e modos de subjetivação no Programa Escola Integrada
Autor(es): Pollyanna Regina Batista de Souza
Maria Carolina da Silva Caldeira
Resumo: A cidade é currículo. Mesmo que não seja organizada para deliberadamente ensinar algo a alguém, as pessoas que vivem nesse espaço aprendem muitas coisas, inclusive modos de ser e estar no mundo. Porque se pode aprender por todo e qualquer artefato cultural, o sujeito gera e significa as suas ações porque ao longo de sua vida participa de diferentes instituições e programas organizados em uma cidade que, por conter sua própria forma de funcionar, enquadra os modos de viver daqueles/as que a ocupam. Operando com conceitos retirados sobretudo dos Estudos Culturais e de Michel Foucault, o argumento geral deste estudo é o de que as crianças do Programa Escola Integrada também são afetadas pelos diferentes discursos presentes na sociedade. Contudo, porque este programa de educação integral, que tem como uma de suas características o desenvolvimento de algumas atividades para além do espaço escolar, ele pretende um certo tipo de sujeito. Assim, o tipo de sujeito que a Escola Integrada quer entra em constantes negociações com o tipo de sujeito que a cidade demanda. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é o de analisar como são mobilizados alguns modos de subjetivação nessas crianças, que não apenas os referentes ao sujeito infantil. Como metodologia foram utilizados elementos da etnografia educacional para a produção das informações da pesquisa, como a observação que compreendeu o primeiro semestre letivo do ano de 2019 e acompanhou um grupo de crianças com idades entre 7 e 10 anos do referido programa. Para as análises, foi utilizada a perspectiva foucaultiana de Análise de Discurso.
Assunto: Ensino fundamental
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org//10.29327/158423
URI: http://hdl.handle.net/1843/54653
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/vsddpdpesdu/
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Belo Horizonte é uma sala de aula _currículo da cidade e modos de subjetivação no Programa Escola Integrada.pdf451.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.