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http://hdl.handle.net/1843/54653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pollyanna Regina Batista de Souza | pt_BR |
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T17:17:08Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T17:17:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 22 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org//10.29327/158423 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786586090055 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/54653 | - |
dc.description.resumo | A cidade é currículo. Mesmo que não seja organizada para deliberadamente ensinar algo a alguém, as pessoas que vivem nesse espaço aprendem muitas coisas, inclusive modos de ser e estar no mundo. Porque se pode aprender por todo e qualquer artefato cultural, o sujeito gera e significa as suas ações porque ao longo de sua vida participa de diferentes instituições e programas organizados em uma cidade que, por conter sua própria forma de funcionar, enquadra os modos de viver daqueles/as que a ocupam. Operando com conceitos retirados sobretudo dos Estudos Culturais e de Michel Foucault, o argumento geral deste estudo é o de que as crianças do Programa Escola Integrada também são afetadas pelos diferentes discursos presentes na sociedade. Contudo, porque este programa de educação integral, que tem como uma de suas características o desenvolvimento de algumas atividades para além do espaço escolar, ele pretende um certo tipo de sujeito. Assim, o tipo de sujeito que a Escola Integrada quer entra em constantes negociações com o tipo de sujeito que a cidade demanda. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é o de analisar como são mobilizados alguns modos de subjetivação nessas crianças, que não apenas os referentes ao sujeito infantil. Como metodologia foram utilizados elementos da etnografia educacional para a produção das informações da pesquisa, como a observação que compreendeu o primeiro semestre letivo do ano de 2019 e acompanhou um grupo de crianças com idades entre 7 e 10 anos do referido programa. Para as análises, foi utilizada a perspectiva foucaultiana de Análise de Discurso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo da cidade | pt_BR |
dc.subject | Modos de subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Escola Integrada | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação integral | pt_BR |
dc.title | Belo Horizonte é uma sala de aula!: currículo da cidade e modos de subjetivação no Programa Escola Integrada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.even3.com.br/anais/vsddpdpesdu/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4628-7214 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Belo Horizonte é uma sala de aula _currículo da cidade e modos de subjetivação no Programa Escola Integrada.pdf | 451.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
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