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http://hdl.handle.net/1843/54663
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As relações sociais que regulam a prática docente no ensino de ligações químicas |
Autor(es): | Ana Luiza de Quadros Mariana Luiza de Freitas Cruz Amanda Souza Barcelos Helena Simões do Carmo Bruno Ferreira dos Santos |
Resumo: | A vivência em um curso de formação de professores nos levou a investigar o que professores em formação consideram e com quem interagem, ao desenvolverem suas aulas. Para isso, nos apropriamos do “dispositivo pedagógico”, apontado por Basil Bernstein, para analisar as relações que permeiam a prática docente. A ação de professores em formação no desenvolvimento de aulas sobre Ligações Químicas foi o foco central deste trabalho. As aulas foram planejadas com base em tendências contemporâneas de ensino, com algumas orientações específicas, ressaltadas durante o planejamento. Percebemos que, apesar do planejamento conjunto, o desenvolvimento das aulas foi diferenciado para todos os envolvidos. Enquanto metade deles seguiu o planejado, com pequenas mudanças, a outra metade optou por seguir outro modelo de aula de acordo com o que aprendeu durante sua formação ou com a prática construída em sua experiência docente. Os estudantes investigados legitimaram algumas práticas, que precisam ser percebidas e problematizadas pelos formadores. |
Abstract: | Our direct experience in a teacher trainingcourse has led us to investigate the practice of the in-training teachers and what they take into consideration (who they interact with) while conducting their classes. The analysis of relations that run through the in-training teacher practice was based on the "pedagogic device" proposed by Basil Bernstein. The in-training teachers' actions in the conduction of their classes on Chemical Bonds were the main focus of this study. The classes were planned based on contemporary teaching trends and some specific instructions which were emphasized during planning. We observed that despite the joint planning of classes, the classes were conducted in different ways by the participants. Half of the participants followed the class plan with minor changes and the other half chose to adopt a class model according to what they had learned in the teacher training course or based on their own experience as students. The investigated students validated some practices that require teacher trainers to perceive and think over. |
Assunto: | Ligações químicas Professores - Formação Professores e alunos Química (Segundo grau) - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.888 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54663 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/888 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação Química en Punto de Vista |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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