Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54663
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As relações sociais que regulam a prática docente no ensino de ligações químicas
Autor(es): Ana Luiza de Quadros
Mariana Luiza de Freitas Cruz
Amanda Souza Barcelos
Helena Simões do Carmo
Bruno Ferreira dos Santos
Resumo: A vivência em um curso de formação de professores nos levou a investigar o que professores em formação consideram e com quem interagem, ao desenvolverem suas aulas. Para isso, nos apropriamos do “dispositivo pedagógico”, apontado por Basil Bernstein, para analisar as relações que permeiam a prática docente. A ação de professores em formação no desenvolvimento de aulas sobre Ligações Químicas foi o foco central deste trabalho. As aulas foram planejadas com base em tendências contemporâneas de ensino, com algumas orientações específicas, ressaltadas durante o planejamento. Percebemos que, apesar do planejamento conjunto, o desenvolvimento das aulas foi diferenciado para todos os envolvidos. Enquanto metade deles seguiu o planejado, com pequenas mudanças, a outra metade optou por seguir outro modelo de aula de acordo com o que aprendeu durante sua formação ou com a prática construída em sua experiência docente. Os estudantes investigados legitimaram algumas práticas, que precisam ser percebidas e problematizadas pelos formadores.
Abstract: Our direct experience in a teacher trainingcourse has led us to investigate the practice of the in-training teachers and what they take into consideration (who they interact with) while conducting their classes. The analysis of relations that run through the in-training teacher practice was based on the "pedagogic device" proposed by Basil Bernstein. The in-training teachers' actions in the conduction of their classes on Chemical Bonds were the main focus of this study. The classes were planned based on contemporary teaching trends and some specific instructions which were emphasized during planning. We observed that despite the joint planning of classes, the classes were conducted in different ways by the participants. Half of the participants followed the class plan with minor changes and the other half chose to adopt a class model according to what they had learned in the teacher training course or based on their own experience as students. The investigated students validated some practices that require teacher trainers to perceive and think over.
Assunto: Ligações químicas
Professores - Formação
Professores e alunos
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.888
URI: http://hdl.handle.net/1843/54663
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/888
metadata.dc.relation.ispartof: Educação Química en Punto de Vista
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