Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Luiza de Quadrospt_BR
dc.creatorMariana Luiza de Freitas Cruzpt_BR
dc.creatorAmanda Souza Barcelospt_BR
dc.creatorHelena Simões do Carmopt_BR
dc.creatorBruno Ferreira dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-07T18:55:29Z-
dc.date.available2023-06-07T18:55:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage144pt_BR
dc.citation.epage166pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.888pt_BR
dc.identifier.issn2527-0915pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54663-
dc.description.abstractOur direct experience in a teacher trainingcourse has led us to investigate the practice of the in-training teachers and what they take into consideration (who they interact with) while conducting their classes. The analysis of relations that run through the in-training teacher practice was based on the "pedagogic device" proposed by Basil Bernstein. The in-training teachers' actions in the conduction of their classes on Chemical Bonds were the main focus of this study. The classes were planned based on contemporary teaching trends and some specific instructions which were emphasized during planning. We observed that despite the joint planning of classes, the classes were conducted in different ways by the participants. Half of the participants followed the class plan with minor changes and the other half chose to adopt a class model according to what they had learned in the teacher training course or based on their own experience as students. The investigated students validated some practices that require teacher trainers to perceive and think over.pt_BR
dc.description.resumoA vivência em um curso de formação de professores nos levou a investigar o que professores em formação consideram e com quem interagem, ao desenvolverem suas aulas. Para isso, nos apropriamos do “dispositivo pedagógico”, apontado por Basil Bernstein, para analisar as relações que permeiam a prática docente. A ação de professores em formação no desenvolvimento de aulas sobre Ligações Químicas foi o foco central deste trabalho. As aulas foram planejadas com base em tendências contemporâneas de ensino, com algumas orientações específicas, ressaltadas durante o planejamento. Percebemos que, apesar do planejamento conjunto, o desenvolvimento das aulas foi diferenciado para todos os envolvidos. Enquanto metade deles seguiu o planejado, com pequenas mudanças, a outra metade optou por seguir outro modelo de aula de acordo com o que aprendeu durante sua formação ou com a prática construída em sua experiência docente. Os estudantes investigados legitimaram algumas práticas, que precisam ser percebidas e problematizadas pelos formadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Química en Punto de Vista-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subject.otherLigações químicaspt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherQuímica (Segundo grau) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs relações sociais que regulam a prática docente no ensino de ligações químicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/888pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9175-7604pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As relações sociais que regulam a prática docente no ensino de ligações químicas.pdf19.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.