Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54737
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As eleições presidenciais americanas como acontecimento nas revistas Veja e Isto É
Autor(es): Danúbia François Lage de Sá
primer Tutor: Ângela Cristina Salgueiro Marques
Resumen: Este artigo realizou um estudo acerca das eleições presidenciais americanas de 2008 tomadas como um acontecimento discutido internacionalmente. O objetivo foi investigar como as revistas Veja e Isto é realizaram a cobertura da disputa pela candidatura à presidência tendo como referência o conceito de acontecimento. Foi feita uma investigação sobre o papel da mídia no processo de individuação do acontecimento. A pesquisa analisou duas edições de cada revista, nas semanas dos dias de 20 de fevereiro a 05 de março de 2008. No estudo, foram considerados aspectos como a narrativização e a descrição do acontecimento, além da sua relevância e dos enquadramentos produzidos sobre o tema em cada reportagem. As eleições presidenciais americanas mobilizaram um debate público de ampla escala, mas que ganhou contornos diversos no espaço da mídia nacional de grande alcance. Os resultados da investigação mostram que, apesar de as duas revistas terem uma linha editorial bastante parecida, elas abordaram o tema de maneira diferente. Enquanto a revista Veja conferiu um destaque maior ao acontecimento, a revista Isto é publicou poucas informações sobre o tema, deixando, inclusive, de abordá-lo em uma de suas edições. Mais do que tratar, de fato, das eleições presidenciais americanas, as publicações apresentaram maior preocupação em abordar a disputa entre Barack Obama e Hilary Clinton pela vaga no Partido Democrata, sendo que ambas, mesmo com a tentativa de se mostrarem imparciais, revelaram maior simpatia pelo candidato negro. Ao final do estudo, percebeu-se que o quadro de sentidos que é mobilizado para contextualizar e compreender um determinado acontecimento, muitas vezes, ocorre em função do enquadramento escolhido não apenas pela mídia, mas também pela sociedade, já que uma não se dissocia da outra.
Asunto: Eleições - Estados Unidos
Comunicação de massa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54737
Fecha del documento: 20-dic-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Artigo Esp. Com. Danubia Francois Lage de Sa.pdf646.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons