Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54737
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dc.contributor.advisor1Ângela Cristina Salgueiro Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038152185134297pt_BR
dc.creatorDanúbia François Lage de Sápt_BR
dc.date.accessioned2023-06-11T00:32:22Z-
dc.date.available2023-06-11T00:32:22Z-
dc.date.issued2011-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54737-
dc.description.resumoEste artigo realizou um estudo acerca das eleições presidenciais americanas de 2008 tomadas como um acontecimento discutido internacionalmente. O objetivo foi investigar como as revistas Veja e Isto é realizaram a cobertura da disputa pela candidatura à presidência tendo como referência o conceito de acontecimento. Foi feita uma investigação sobre o papel da mídia no processo de individuação do acontecimento. A pesquisa analisou duas edições de cada revista, nas semanas dos dias de 20 de fevereiro a 05 de março de 2008. No estudo, foram considerados aspectos como a narrativização e a descrição do acontecimento, além da sua relevância e dos enquadramentos produzidos sobre o tema em cada reportagem. As eleições presidenciais americanas mobilizaram um debate público de ampla escala, mas que ganhou contornos diversos no espaço da mídia nacional de grande alcance. Os resultados da investigação mostram que, apesar de as duas revistas terem uma linha editorial bastante parecida, elas abordaram o tema de maneira diferente. Enquanto a revista Veja conferiu um destaque maior ao acontecimento, a revista Isto é publicou poucas informações sobre o tema, deixando, inclusive, de abordá-lo em uma de suas edições. Mais do que tratar, de fato, das eleições presidenciais americanas, as publicações apresentaram maior preocupação em abordar a disputa entre Barack Obama e Hilary Clinton pela vaga no Partido Democrata, sendo que ambas, mesmo com a tentativa de se mostrarem imparciais, revelaram maior simpatia pelo candidato negro. Ao final do estudo, percebeu-se que o quadro de sentidos que é mobilizado para contextualizar e compreender um determinado acontecimento, muitas vezes, ocorre em função do enquadramento escolhido não apenas pela mídia, mas também pela sociedade, já que uma não se dissocia da outra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectAfetaçãopt_BR
dc.subjectIndividuaçãopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEnquadramentopt_BR
dc.subject.otherEleições - Estados Unidospt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.titleAs eleições presidenciais americanas como acontecimento nas revistas Veja e Isto Épt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas

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