Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54755
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A autoria em Truffault : o cinema de citação
Autor(es): Thais Cristina Lombardi Serafim
Primeiro Orientador: Ângela Cristina Salgueiro Marques
Primeiro membro da banca : Leonardo Álvares Vidigal
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da existência de autoria no cinema de François Truffaut, um cineasta que nos anos 50 lutou por um cinema autoral e criou o termo “política dos autores”. Parte-se do pressuposto de que o cinema de Truffaut possui uma individualidade e uma unidade próprias, caracterizadas sobretudo pela presença de elementos biográficos, pelas citações e pela tentativa de construção de personagens capazes de gerar vínculos de identificação com os espectadores. Para a análise das marcas de autoria, serão utilizados dois de seus filmes: “A noite Americana” de 1973 e “Amor em fuga” de 1979. As análises serão articuladas ao seu texto “Uma certa tendência do cinema francês”, de 1954, publicado na revista Cahiers du cinéma, para verificar algum traço que possa identificar o cinema de Truffaut como um cinema autoral.
Assunto: Cinema
Truffaut, François
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54755
Data do documento: 10-Dez-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Comunicação: Imagens e Cult. Midiáticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.pdf125.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.