Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54786
Type: Monografia (especialização)
Title: O fenômeno Dilma nas eleições presidenciais de 2010 no Amazonas
Authors: Ana Paula Pereira Batista
First Advisor: Erica Anita Baptista
First Referee: Dalmir Francisco
Second Referee: Paulo Victor Melo
Third Referee: Rafael Sampaio
Abstract: Em 2010, a então candidata Dilma Rousseff (PT) venceu em todos os 62 municípios do Estado do Amazonas e durante o período de campanha, por diversas razões, sobretudo de ordem natural, não houve campanha presencial da candidata na região. Os programas sociais implementados no país durante a gestão do governo de Lula da Silva (PT) na presidência da República foram importantes para o Estado e tornaram-se importante estratégia de campanha. E, portanto, partimos da hipótese de que existiu, nessa ocasião, um impacto positivo entre o Programa Bolsa Família (PBF) e a quantidade de votos recebidos pela incumbente. Tendo em vista as questões colocadas relativas à construção da imagem pública política de Dilma Rousseff enquanto figura da continuidade das ações do governo Lula pretendemos,nesta oportunidade, analisar a relação entre o voto em Dilma e o Programa Bolsa Família, na eleição presidencial de 2010, no Amazonas. Para tanto, mobilizamos os dados referentes à votação em 2010 e o método utilizado foi a construção de diagramas de dispersão, com uma amostra de 27 municípios, seguindo a divisão de três localidades por cada calha de rio e correlacionando as variáveis Voto em Dilma Rousseff x Número de votos recebido, a fim de confirmar ou refutar a hipótese de que o PBF influenciou no resultado da eleição.
Abstract: In 2010, the candidate Dilma Rousseff (PT) won in all 62 counties in the state of Amazonas. For several reasons, especially natural causes, there was no presence of the candidate's campaign in the region. The social programs implemented in the country during the presidency of Lula da Silva (PT) were important to the state and it was used as an important campaign strategy. Therefore, we assume there was a positive impact from the Bolsa Família Program (BFP) and the number of votes received by the incumbent. Given the questions concerning to the construction of a public political image of Dilma as the person who would give continuity to the actions of the former president, Lula, we intend to take this opportunity to analyze the relationship between voting for Dilma and the Bolsa Família Program in the 2010 presidential election, in the state of Amazonas . In order to do this we collected the data referring to the vote in 2010, and the method used was the construction of scatter plots, with a sample of 27 municipalities, following the division of three locations per gutter river and correlating variables (Dilma Rousseff Votes x number of votes received) in order to confirm or refute the hypothesis that the BFP influenced the outcome of the election.
Subject: Eleições
Voto
Rousseff, Dilma, 1947-
Programa Bolsa Família (Brasil)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54786
Issue Date: 28-Oct-2014
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