Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/54840
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Para que serve o subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar? |
Título(s) alternativo(s): | What is the Arithmetic subtest of the Brazilian School Achievement Test good for? |
Autor(es): | Emanuelle de Oliveira Silva Rafael Correa Aranha Annelise Júlio-Costa Diego Couto de Las Casas Pedro Pinheiro-Chagas Fernanda Oliveira Ferreira Giulia Moreira Paiva Guilherme Maia de Oliveira Wood Isabella Starling-Alves Larissa de Souza Salvador Mariuche Rodrigues de Almeida Gomides Maria Raquel Santos Carvalho Ricardo José de Moura Júlia Beatriz Lopes-Silva Vitor Geraldi Haase |
Resumen: | As dificuldades de aprendizagem da matemática (DAM) se associam a menor renda, empregabilidade e adaptação psicossocial, entretanto, a identificação de crianças com DAM é dificultada pela ausência de marcadores cognitivos e biológicos confiáveis. Um dos critérios diagnósticos do transtorno específico de aprendizagem da matemática ou discalculia é o desempenho em aritmética situado abaixo de um ponto de corte em teste padronizado de desempenho. Um dos principais instrumentos psicométricos disponíveis no Brasil para esse tipo de diagnóstico é o Teste de Desempenho Escolar (TDE). No presente artigo, nós analisamos alguns aspectos da validade psicométrica do subteste Aritmética do TDE, 1ª edição: validade de construto, dimensionalidade, consistência interna, validade de critério, validade convergente/divergente e validade de conteúdo. O estudo foi conduzido com 2226 crianças do 2º ao 5º ano escolar, e uma subamostra de 927 crianças. Os resultados sugerem associações do teste com aspectos demográficos como sexo, ano escolar e tipo de escola. Além disso, os itens do TDE são organizados em nível de dificuldade hierarquicamente crescente, divididos em dois fatores categorizados por nível de dificuldade. As análises de consistência interna resultaram em indicadores satisfatórios. Os resultados das análises de validade de critério sugerem que o desempenho de crianças com dificuldades de Aritmética e da Escrita, classificados pelo TDE, nas tarefas de Cálculos e Escrita de Numerais Arábico foi significativamente inferior ao das crianças sem dificuldades. Além disso, tanto o TDE Aritmética quanto o TDE Escrita foram capazes de discriminar com acurácia superior a 66% o desempenho nas tarefas de Cálculos e de Escrita de Numerais Arábicos. Os resultados indicam que o subteste de Aritmética do TDE é capaz de identificar crianças com dificuldades na escrita de numerais arábicos e na aritmética. Entretanto, é importante ressaltar que o subteste de Escrita também tem correlação com as tarefas numéricas. Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem da matemática, Teste de Desempenho Escolar, validade psicométrica, aprendizagem da aritmética, discalculia. |
Abstract: | Mathematics learning difficulties (MLD) are associated with lower income, employability and psychosocial adaptation, however, the identification of children with MLD is hampered by the absence of reliable cognitive and biological markers. Performance in arithmetic below a cut-off score on a standardized achievement test is one of the criteria adopted to diagnose math disability or dyscalculia. One of the main psychometric instruments available in Brazil for this type of diagnosis is the Brazilian School Performance Test. In this paper, we analyze four aspects of the psychometric validity of the TDE Arithmetic subtest, 1st edition: construct validity, dimensionality, internal consistency, criterion validity, convergent/divergent validity and content validity. The study was conducted with 2226 children from the 2nd to the 5th grade, and a smaller group with 927 children. The results suggest associations of the test with demographic aspects such as gender, school year and type of school. Moreover, indicate that the TDE items are organized in hierarchically increasing difficulty level, divided into two factors categorized by difficulty level. Internal consistency analysis resulted in satisfactory indicators. The results of the criterion validity analysis suggest that the performance of children with Arithmetic and Spelling difficulties, classified by the TDE, in the Calculation and Arabic Number Writing tasks was significantly lower than that of children without difficulties. In addition, both Arithmetic TDE and Spelling TDE were able to discriminate difficulties in Calculation and Arabic Number Writing tasks with more than 66% accuracy. The results indicate that the TDE Arithmetic subtest is able to identify children with difficulties in numerical cognition, more specifically in Calculation and Arabic Number Writing. However, it is important to emphasize that the TDE Spelling subtest also correlates with numerical tasks.Keywords: dyscalculia,learning disorders,psychometrics,mathematical learning difficulties, Scholar Achievement Test. |
Asunto: | Distúrbios da aprendizagem Escolaridade Aritmetica - estudo e ensino Discalculia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54840 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/586 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Neuropsicología Latinoamericana |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Para que serve o subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar_.pdf | 501.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.