Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54884
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior
Título(s) alternativo(s): The concept map as an evaluative teaching activity in higher education
Autor(es): Graciane Silva Bruzinga Borges
Eliúde Oliveira Leal
Célia da Consolação Dias
Gercina Ângela de Lima
Resumen: O processo de avaliação da aprendizagem no ensino superior se configura hoje em um cenário de mudanças. Frente às novas tecnologias didáticas e a um perfil dinâmico de estudante, o ambiente educacional tem buscado novos caminhos. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração de Mapas Conceituais como uma alternativa às atividades didáticas avaliativas. Este recurso se caracteriza como um instrumento de análise, síntese e representação de conteúdos. A metodologia utilizada se baseou na abordagem analítica-sintética, prevendo cinco etapas: 1) planejamento; 2) prototipagem; 3) validação; 4) revisão e 5) finalização. O universo de estudo constituiu-se de uma turma do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido produzidos oito mapas via o software Cmap Tools. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando facilidade na avaliação do professor e na assimilação dos estudantes. Conclui-se que a metodologia é consistente e o instrumento eficaz, possibilitando uma aplicação continuada durante a graduação.
Asunto: Ciência da informação
Ensino superior
Aprendizagem - Avaliação
Mapa Conceitual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.34117/bjdv6n5-026
URI: http://hdl.handle.net/1843/54884
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9510
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Development
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior.pdf3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.