Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/54884
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | The concept map as an evaluative teaching activity in higher education |
Autor(es): | Graciane Silva Bruzinga Borges Eliúde Oliveira Leal Célia da Consolação Dias Gercina Ângela de Lima |
Resumen: | O processo de avaliação da aprendizagem no ensino superior se configura hoje em um cenário de mudanças. Frente às novas tecnologias didáticas e a um perfil dinâmico de estudante, o ambiente educacional tem buscado novos caminhos. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração de Mapas Conceituais como uma alternativa às atividades didáticas avaliativas. Este recurso se caracteriza como um instrumento de análise, síntese e representação de conteúdos. A metodologia utilizada se baseou na abordagem analítica-sintética, prevendo cinco etapas: 1) planejamento; 2) prototipagem; 3) validação; 4) revisão e 5) finalização. O universo de estudo constituiu-se de uma turma do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido produzidos oito mapas via o software Cmap Tools. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando facilidade na avaliação do professor e na assimilação dos estudantes. Conclui-se que a metodologia é consistente e o instrumento eficaz, possibilitando uma aplicação continuada durante a graduação. |
Asunto: | Ciência da informação Ensino superior Aprendizagem - Avaliação Mapa Conceitual |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.34117/bjdv6n5-026 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54884 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9510 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Brazilian Journal of Development |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.