Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54945
Type: Dissertação
Title: O ensino da filosofia no contexto da reforma do ensino médio: no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Other Titles: The teaching of philosophy in the context of the high school education reform: within the framework of the National Common Curricular Base (BNCC)
Authors: Flávia Carolina Silva Craveiro
First Advisor: Breynner Ricardo de Oliveira
First Referee: Glaucia Maria dos Santos Jorge
Second Referee: Haroldo Luiz Bertoldo
Abstract: A presente pesquisa discute o ensino da Filosofia na reforma do ensino médio, tendo em vista a Lei n. 13.415/2017, que retira a obrigatoriedade do ensino da disciplina no currículo do ensino médio. Essa lei é decorrente da Medida Provisória n. 746 de 2016, que instaura a reforma do ensino médio. O estudo se constrói na perspectiva de compreender, a partir do levantamento bibliográfico sobre o tema, o enfoque na política curricular da BNCC, o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio e a flexibilização da disciplina Filosofia no currículo do ensino médio, considerando a Lei n. 13.415/2017. O objetivo desta pesquisa foi analisar o cenário no qual se insere o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio e a ruptura provocada na disciplina como um componente crítico-reflexivo da ação ética e humana. O presente trabalho elaborou a seguinte questão-problema: “Em qual cenário se insere o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio, visando compreender a importância da Filosofia como um componente crítico-reflexivo da ação humana?” Os dados, oriundos de pesquisa bibliográfica acerca da importância do ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio, foram analisados com o suporte da análise de conteúdo, de Bardin (1977). Procuramos analisar o tema da reforma do ensino médio a partir de estudos aprofundados de artigos, dissertações e teses sobre o tema que, nessa circunstância, tangenciam a análise documental.
Subject: Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Filosofia - Currículos - Avaliação
Tecnologia educacional
Reforma do ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54945
Issue Date: 2-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Flávia - 27-04.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons