Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Breynner Ricardo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368917322952740pt_BR
dc.contributor.referee1Glaucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee2Haroldo Luiz Bertoldopt_BR
dc.creatorFlávia Carolina Silva Craveiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132996245421761pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-14T20:59:57Z-
dc.date.available2023-06-14T20:59:57Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54945-
dc.description.resumoA presente pesquisa discute o ensino da Filosofia na reforma do ensino médio, tendo em vista a Lei n. 13.415/2017, que retira a obrigatoriedade do ensino da disciplina no currículo do ensino médio. Essa lei é decorrente da Medida Provisória n. 746 de 2016, que instaura a reforma do ensino médio. O estudo se constrói na perspectiva de compreender, a partir do levantamento bibliográfico sobre o tema, o enfoque na política curricular da BNCC, o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio e a flexibilização da disciplina Filosofia no currículo do ensino médio, considerando a Lei n. 13.415/2017. O objetivo desta pesquisa foi analisar o cenário no qual se insere o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio e a ruptura provocada na disciplina como um componente crítico-reflexivo da ação ética e humana. O presente trabalho elaborou a seguinte questão-problema: “Em qual cenário se insere o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio, visando compreender a importância da Filosofia como um componente crítico-reflexivo da ação humana?” Os dados, oriundos de pesquisa bibliográfica acerca da importância do ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio, foram analisados com o suporte da análise de conteúdo, de Bardin (1977). Procuramos analisar o tema da reforma do ensino médio a partir de estudos aprofundados de artigos, dissertações e teses sobre o tema que, nessa circunstância, tangenciam a análise documental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais.pt_BR
dc.subjectLei n. 13.415/2017pt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Currículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherReforma do ensinopt_BR
dc.titleO ensino da filosofia no contexto da reforma do ensino médio: no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of philosophy in the context of the high school education reform: within the framework of the National Common Curricular Base (BNCC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Flávia - 27-04.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons