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http://hdl.handle.net/1843/54945
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino da filosofia no contexto da reforma do ensino médio: no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
Other Titles: | The teaching of philosophy in the context of the high school education reform: within the framework of the National Common Curricular Base (BNCC) |
Authors: | Flávia Carolina Silva Craveiro |
First Advisor: | Breynner Ricardo de Oliveira |
First Referee: | Glaucia Maria dos Santos Jorge |
Second Referee: | Haroldo Luiz Bertoldo |
Abstract: | A presente pesquisa discute o ensino da Filosofia na reforma do ensino médio, tendo em vista a Lei n. 13.415/2017, que retira a obrigatoriedade do ensino da disciplina no currículo do ensino médio. Essa lei é decorrente da Medida Provisória n. 746 de 2016, que instaura a reforma do ensino médio. O estudo se constrói na perspectiva de compreender, a partir do levantamento bibliográfico sobre o tema, o enfoque na política curricular da BNCC, o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio e a flexibilização da disciplina Filosofia no currículo do ensino médio, considerando a Lei n. 13.415/2017. O objetivo desta pesquisa foi analisar o cenário no qual se insere o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio e a ruptura provocada na disciplina como um componente crítico-reflexivo da ação ética e humana. O presente trabalho elaborou a seguinte questão-problema: “Em qual cenário se insere o ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio, visando compreender a importância da Filosofia como um componente crítico-reflexivo da ação humana?” Os dados, oriundos de pesquisa bibliográfica acerca da importância do ensino da Filosofia no contexto da reforma do ensino médio, foram analisados com o suporte da análise de conteúdo, de Bardin (1977). Procuramos analisar o tema da reforma do ensino médio a partir de estudos aprofundados de artigos, dissertações e teses sobre o tema que, nessa circunstância, tangenciam a análise documental. |
Subject: | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) Filosofia - Currículos - Avaliação Tecnologia educacional Reforma do ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/54945 |
Issue Date: | 2-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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