Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJuliana Barretopt_BR
dc.creatorRicardo Silveira Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-15T18:41:17Z-
dc.date.available2023-06-15T18:41:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage33pt_BR
dc.citation.epage46pt_BR
dc.identifier.doi10.15728/bbr.2018.15.1.3pt_BR
dc.identifier.issn18082386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54956-
dc.description.abstractEste estudo procurou contribuir para as discussões sobre o suposto paradoxo entre flexibilidade e custos no âmbito da estratégia e da gestão das operações de serviços, abordando a variabilidade originada na participação do cliente nas operações de serviços profissionais. Através de um estudo multicasos em quatro organizações de serviços profissionais, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, foram identificadas quatro principais fontes de variabilidade, a saber: a chegada do cliente, o diagnóstico das necessidades, a produção e implementação da solução e a análise de valor da entrega. Concluiu-se que as empresas de serviços profissionais priorizam a participação do cliente, e isso implica acomodarem a variabilidade em operações flexíveis de serviços para atender os mais diferentes tipos de clientes, sem um alinhamento ao plano estratégico de crescimento do negócio.pt_BR
dc.description.resumoThis study has its contribution to deepen the understanding about the paradoxical relation between flexibility and costs in the field of operations service strategy and management, approaching the customer participation affects on the professional services. Through a multi-case study with four professional services organizations, using data collection through semi-structured interviews and documentary research, we identified four main sources of variability, namely: customer arrival, the diagnosis of needs, production and implementation and the delivery value analysis. We concluded that the professional services firms prioritize customer participation and this implies to accommodate variability in flexible service operations to meet the most different types of customers without an alignment to the strategic plan for business growth.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBBR – Brazilian Business Reviewpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços profissionaispt_BR
dc.subjectGestão de Operações de Serviçospt_BR
dc.subjectGerenciamento de capacidadept_BR
dc.subjectVariabilidadept_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleCustomer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costspt_BR
dc.title.alternativeA participação dos clientes nas operações de serviços profissionais e os impactos na flexibilidade e nos custospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/6pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.