Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/54989
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dinâmica de desenvolvimento do raciocínio clínico e da competência diagnóstica na formação médica – sistemas 1 e 2 de raciocínio clínico
Título(s) alternativo(s): The dynamics of the development of clínical resoaning (sys tem 1 and 2) and diagnostic competence in medical training
Autor(es): Rachel Aparecida Ferreira Fernandes
Cássio da Cunha Ibiapina
Alberto Pena Pereira Timóteo
Leandro Fernandes Malloy-diniz
Resumo: A expertise médica constitui um dos principais determinantes da qualidade da assistência médica prestada ao paciente. Desenvolve-se ao longo do curso de graduação e da capacitação profissional, dependendo tanto da aquisição de conhecimento quanto da forma como esses conhecimentos são utilizados quando da abordagem do caso clínico. Ao processamento dos conhecimentos acumulados para adequada aplicação na clínica é dado o nome de raciocínio clínico, que é categorizado, por alguns autores, como raciocínio clínico não analítico ou automático (sistema 1) e raciocínio clínico analítico ou reflexivo (sistema 2). O sistema 1, comumente utilizado nos casos rotineiros, caracteriza-se por requerer pouco ou nenhum esforço mental na solução do caso, sendo rápido e intuitivo. O sistema 2, por sua vez, utilizado para solução de casos menos comuns ou complexos, é elaborado, consciente e lento. Embora ambas as formas de raciocínio clínico sejam igualmente eficazes na solução dos casos, o médico deve estar capacitado para utilizar uma ou outra, de acordo com a sua própria experiência prática e com a complexidade do caso abordado, para garantir maior acurácia diagnóstica e melhor abordagem ao paciente.
Abstract: The medical expertise is one of the main quality determinants for medical care provided to patients. It develops during the undergraduate course and also during the professional training, being subject to knowledge acquisition as well as how this knowledge is used, and is also subject to the clinical case approach. The processing of the accumulated knowledge for an accurate clinical application is called clinical reasoning, which is cate gorized by some authors in non-analytical or automatic clinical reasoning (System 1) and analytical or reflexive clinical reasoning (System 2). System 1, commonly used on routine cases, is characterized by a little or none mental effort to solve the cases, being fast and intuitive; System 2, in turn, applies to less common or more complex cases, and is prepared, aware and slow. Although both forms of clinical reasoning are equally effective to solve the cases, the medical professional should be prepared to use one or another, according to the complexity of the discussed case and to his own practical experience, in order to ensure a better diagnostic accuracy and a better approach to the patient
Assunto: Educação Médica
Sinais e Sintomas
Diagnóstico Clínico
Tomada de Decisão Clínica
Terapêutica
Qualidade da Assistência à Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
MED - DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5935/2238-3182.20160052
URI: http://hdl.handle.net/1843/54989
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.rmmg.org/artigo/detalhes/1983
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.