Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54997
Type: Artigo de Periódico
Title: O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
Other Titles: The power of reputation: evidences of the big four effect on auditor's opinion
El poder de la reputación: evidencias del efecto big four en la opinión del auditor
Authors: Vagner Antônio Marques
Luiz Cláudio Louzada
Hudson Fernandes Amaral
Antônio Artur de Souza
Abstract: O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor.
Abstract: The present study analyzed the effect of the Big Four audit firms on the type of auditor’s opinion. The research was descriptive, documental and quantitative, based on descriptive statistics and regression with panel data. It consisted in an analysis of the annual reports of 504 companies listed in the Brazilian stock exchange during the period from 2002 to 2012. It was possible to conclude that there is a concentration in the Brazilian audit market, since the Big Four audit firms managed to work with 75% of the companies, which could hamper the auditor's independence. On average, the probability of a listed company receiving a qualified report is 6.20%. It was also found that being audited by a Big Four and having differentiated Levels of Governance reducesthe probability of receiving a qualified auditor’s opinion. In turn, companies that incur losses and the adoption of Partial IFRS are associated to a higher likelihood of receiving a qualified opinion. These results may contribute to regulators, investorsand auditors in signaling out the factors that affect the auditor's type of opinion.
Subject: Governança corporativa
Auditoria
Mercado de capitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.5007/2175-8069.2018v15n35p3
URI: http://hdl.handle.net/1843/54997
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/47203
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Contemporânea de Contabilidade
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